Unidades do Minha Casa Minha Vida podem ser usadas para isolamento

Imóveis servirão para isolar pessoas em tratamento do novo coronavírus

Publicado em 18/03/2020 - 17:50 Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou hoje (18) que imóveis do programa habitacional Minha Casa Minha Vida ainda desocupados serão reservados para abrigar pacientes que precisem ficar isolados por causa do novo coronavírus. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do presidente da República, Jair Bolsonaro, e oito de seus ministros. 

"Fomos instados a colocar à disposição, para eventualidades, unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, se precisar deixar pessoas em quarentena fora da estrutura dos hospitais", explicou o ministro. O objetivo das autoridades é evitar a superlotação de hospitais e unidades de saúde, caso o número de pessoas infectadas seja muito grande. 

Além disso, a pasta colocou à disposição do Ministério da Saúde o sistema de envio de mensagens de celular (SMS) e via TV digital utilizado pela Defesa Civil para alertar a população em casos de catástrofes. A ideia é que sejam enviadas mensagens com orientações sanitárias para conter a propagação do vírus. 

"São 26 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil, que serão municiados com informações do Ministério da Saúde, em relação ao tema em questão, inclusive com orientações profiláticas, que vão permitir que a população possa ser parametrizada em relação às principais ações que possam ser exercidas para evitar a propagação da doença", disse Marinho.

Companhias aéreas

O governo também manifestou preocupação com a situação das companhias aéreas. De acordo com o setor, a queda do número de voos internacionais chegou a 85%, enquanto a demanda doméstica caiu 50%. Durante a coletiva de imprensa do governo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas citou as medidas que foram adotadas, entre elas a postergação do recolhimento de tarifas de navegação aérea e do pagamento das outorgas aeroportuárias, que são as parcelas pagas ao governo na privatização dos aeroportos. Outra medida é a prorrogação das obrigações de reembolso de passagens em dinheiro. 

"Caiu absurdamente a quantidade demandada, tanto no internacional, quanto no doméstico. As empresas têm custo em dólar, dificuldade de caixa, e algumas medidas estão sendo tomadas para preservar o caixa das empresas", disse Freitas.

Ele também falou em adotar prazo maior para renovação da validade de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que os atendimentos de consulta e procedimentos presenciais de renovação estão sendo suspensos nos estados. 

Edição: Aline Leal

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Linha branca
Economia

Geladeira e fogão podem ficar mais baratos com IPI menor, diz Guedes

Em audiência na Comissão Mista da Reforma Tributária, o ministro da Economia disse que a proposta pode ser bancada com um eventual tributo sobre pagamentos eletrônicos.

Mulher com máscara de proteção em avenida de São Paulo
Geral

SP tem projeto piloto para que bares possam colocar mesas nas calçadas

As mesas que ficarem nas ruas poderão comportar, no máximo, quatro pessoas, e deverão estar identificadas com os nomes do restaurante ou bar responsável. 

Trofeu Inconfidência cancelado/covid-19/MG
Esportes

Covid-19: final é suspensa em MG após 13 infectados no Uberlândia

Cruzeiro abre mão da disputa do Troféu Inconfidência e parabeniza o adversário pelo título. Mini-torneio reúne times entre a 5ª e 8ª colocações no Campeonato Mineiro.

Jesualdo Ferreira
Esportes

Santos anuncia demissão do português Jesualdo Ferreira

Treinador de 74 anos não suportou sequência negativa de resultados que culminou na eliminação do Campeonato Paulista.

coritiba
Esportes

Coritiba e Athletico decidem Estadual no Couto Pereira

Esse é o 19° Paranaense decidido com o clássico. Furacão chega com vantagem após triunfo de 1 a 0 no primeiro jogo da decisão.

Latam vai diminuir voos em 70%
Geral

Latam vai demitir 2,7 mil tripulantes

A empresa propôs redução permanente dos salários dos funcionários, o que não foi aceito pelos trabalhadores nas assembleias.