Presidente Jair Bolsonaro desembarca na Rússia

Amanhã, Bolsonaro tem reunião marcada com o presidente Putin

Publicado em 15/02/2022 - 09:21 Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 15/02/2022 - 15:43

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou hoje (15), em Moscou, capital da Rússia, para um encontro com Vladimir Putin, mandatário russo. O desembarque ocorre durante a tarde na Rússia, devido ao fuso de 6 horas a mais. Bolsonaro chega pouco depois de a Rússia anunciar a retirada de parte das tropas militares da fronteira da Ucrânia.

Em Moscou, Bolsonaro se reunirá amanhã (16) com Putin, apenas com a presença de intérpretes. Os dois devem fazer uma declaração conjunta após a conversa, e seguir para um almoço. O encontro está marcado para acontecer entre 13h e 15h, horário local, e será no Kremlin, sede do governo russo, situado na Praça Vermelha, um dos principais pontos turísticos de Moscou.

O presidente brasileiro irá participar de encontro com empresários russos. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem, está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.

Segundo Bolsonaro, a viagem deve tratar de temas como energia, defesa e agricultura. Também devem ser discutidas as relações político-econômicas e comerciais entre as duas nações, que são integrantes do Brics, grupo de países que reúne China, África do Sul e Índia.

O presidente brasileiro permanecerá na capital russa até quinta-feira (17), quando embarcará para a Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

Kremlin

No início da noite, o presidente Jair Bolsonaro e comitiva visitaram o complexo do Kremlin, no centro de Moscou, a convite do governo da Rússia. Integram a comitiva os ministros da Defesa, Walter Braga Netto; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

Divulgação/Secom PR
Presidente Jair Bolsonaro e comitiva em visita à Rússia- Divulgação/Secom PR

Veja na TV Brasil:

Matéria atualizada às 15h43 para inclusão de agenda do presidente na Rússia

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias