Lula fará orçamento participativo com contribuições pela internet

Candidato também propõe renegociar dívidas de inadimplentes

Publicado em 13/10/2022 - 16:25 Por Daniel Mello e Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - São Paulo e Brasília
Atualizado em 13/10/2022 - 18:27

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (13) que pretende recolher contribuições para elaborar o Orçamento da União pela internet. “A gente vai elaborar o orçamento e, antes de apresentar ao Congresso [Nacional], através da internet, quem quiser dar palpite no orçamento, dará. E a gente vai incluir a partir da necessidade das pessoas”, disse ao falar à imprensa em Aracaju (SE).

Segundo Lula, a proposta é usar as ferramentas digitais para colocar em prática o conceito de orçamento participativo pelo governo federal.

O candidato também pretende procurar os bancos e grandes empresas para propor a renegociação das dívidas das famílias inadimplentes. “Nós temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo, com a Magalu, com as Casas Bahia. Chamar os empresários para propor uma negociação e tirar as pessoas endividadas do Serasa”, disse.

Lula quer ainda rediscutir com os bancos a redução das taxas e juros cobrados pelas instituições financeiras. “Outra coisa é discutir com o sistema financeiro. Os bancos, além das taxas de juros serem escorchantes, tem uma [grande] quantidade de penduricalhos que triplicam a sua dívida. Aí, você não consegue sair mais [do endividamento]”, acrescentou. “Vamos discutir mais condições para fazer crédito mais barato”, enfatizou.

A política de reajuste do salário mínimo, com aumentos a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é uma política que o ex-presidente pretende retomar, caso seja eleito. “Se o PIB cresce e só o patrão fica com o crescimento, o que ganha o povo? Nada. Então, é preciso que esse PIB cresça e seja repartido. Era por isso que a gente dava a inflação e reajustava o salário mínimo de acordo com o PIB dos últimos dois anos”, disse.

À tarde, o ex-presidente participou de uma caminhada em Maceió e depois discursou em cima de um caminhão de som. O petista voltou a falar sobre os ministérios que serão recriados, como o da Cultura e o da Igualdade Racial, além de uma nova pasta voltada às populações indígenas, o assim chamado Ministério dos Povos Originários. 

Ainda segundo o candidato, seu governo vai combater o garimpo em terras indígenas e estimular a recuperação de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas. 

Ao fim da atividade na capital alagoana, Lula seguiu para Recife, onde uma caminhada com aliados políticos e uma coletiva de imprensa estão previstos para a manhã desta sexta-feira (14). Em seguida, ele retornará para São Paulo, onde passará os próximos dias se preparando para o primeiro debate presidencial do segundo turno, marcado para domingo (16). 

Matéria atualizada às 18h27 para acréscimo das atividades de campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva no período da tarde.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias