logo Agência Brasil
Política

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul

Bloco tem interesse na aproximação com o sudeste asiático
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 25/09/2023 - 13:37
Brasília
Brasília (DF) 25/09/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e) junto com Primeiro Ministro da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh (d) durante declaração conjunta à imprensa, no Palácio do Itamaraty
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (25) que Brasil e Vietnã voltaram a discutir um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul – bloco econômico regional sul-americano. “Vou levar o tema aos nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira. Tenho certeza de que é possível avançar”.

A declaração foi feita após o presidente Lula receber visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinhm no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esta foi a primeira visita de um alata altoridade vietnamita ao Brasil em 15 anos.

“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático]. Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia.” 

Ainda segundo Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve viajar à Indonésia em breve para discutir um plano de ação para a cooperação entre o Brasil e o bloco.