Temperatura volta a subir na Amazônia a partir desta segunda

Temperatura volta a subir na Amazônia a partir desta segunda

Publicado em 25/06/2017 18:21 Por Maísa Penetra - Brasília

Apesar da massa de ar vinda do Polo Norte ter trazido frio para a Amazônia nesses últimos dias e o inverno ter começado na quarta-feira (21), a próxima semana vai esquentar na região.


A previsão é que a friagem dessa semana seja a última do ano. Este é um fenômeno que não tem relação com o inverno, mas é normal nos períodos de abril até agosto.


São conjuntos de massas de ar frio que vem do Polo Norte e que deveriam ser barradas pelas florestas, mas com o crescimento do desmatamento, esse ar chega ao Brasil e causa quedas de até 10º Celsius nas temperaturas da região amazônica.


As ondas de friagem que agiram na região, nas últimas semanas, vão embora justamente no início do inverno. Agora, a friagem age sobre o sul do Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Acre. Mas, mesmo nesses locais, o frio já deve ir embora a partir desta segunda-feira (26).


Então, enquanto no resto do Brasil o anúncio é de início de inverno, para a Amazônia as temperaturas vão subir porque a massa de ar frio que estava sobre a região agora vai embora.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique