Justiça dos Estados Unidos concede liberdade a José Maria Marin

Ex-presidente da CBF

Publicado em 31/03/2020 - 12:55 Por Maurício Costa - Rio de Janeiro

Enquanto a população mundial recebe orientações para permanecer em isolamento social devido à pandemia de coronavírus, um brasileiro vai ganhar sua liberdade. Trata-se de José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Aos 87 anos, ele recebeu permissão para sair da prisão, em Allenwood, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

 

A juíza distrital Pamela Chen, do Brooklyn, concedeu a liberdade na segunda-feira (30). De acordo com o site de notícias Bloomberg. Os advogados de Marin pediram emergência para a libertação, citando sua idade avançada e seu histórico médico, alegando que tem saúde significativamente deteriorada com risco elevado de graves consequencias para a saúde devido ao atual surto de Covid-19.

 

Além disso, Marin já cumpriu maior parte da pena e é um infrator não-violento. O ex-presidente da CBF deve ser liberado após a conclusão de trâmites burocráticos. José Maria Marin presidiu a CBF entre os anos de 2012 e 2015.

 

Em maio de 2015, Marin foi detido na Suíça em um hotel de luxo em Zurique, junto com outros dirigentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), a pedido da justiça dos Estados Unidos. Depois de cinco meses na prisão, ele foi extraditado para os Estados Unidos, pagou uma fiança de 15 milhões de dólares e passou a viver em prisão domiciliar em seu apartamento em Nova Iorque.

 

No fim de 2017, a justiça norte-americana condenou o ex-dirigente a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação de organização criminosa. 

 

Em abril de 2019, o Comitê de Ética da FIFA considerou José Maria Marin culpado por recebimento de propina e baniu o ex-presidente da CBF de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo resto da vida. A Fifa também impôs uma multa de um milhão de francos suíços.

 

Segundo a federação, Marin se envolveu em diversos esquemas de pagamento de propina de 2012 a 2015, em relação a contratos com empresas de mídia e marketing de direitos de transmissão de eventos esportivos da CBF, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Confederação da Américas Central, do Norte e Caribe (Concafaf).

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo