Povo Guarani se encontra no Rio para fortalecer cultura indígena

Publicado em 26/04/2015 - 17:34 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

Centenas de indígenas da etnia Guarani se encontraram, neste sábado (25), na Aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá, na região metropolitana do Rio. Músicas, danças, artesanato e comidas típicas foram as principais atrações para o público, no evento promovido pela prefeitura da cidade. Índios Guaranis dos municípios de São Paulo, Santa Catarina e Angra dos Reis foram recebidos pelas 18 famílias da aldeia anfitriã, que se estabeleceu em Maricá desde 2013.

 

A pajé da aldeia Mata Bonita, Lídia Nunes, ou Arapossis, no guarani, contou que o evento é uma oportunidade de reencontrar outros guaranis e preservar a cultura das famílias.

 

A maior parte das atividades do fim de semana foi aberta à participação do público. O coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cristino Machado, afirmou que os guaranis que vivem em Maricá mantém um bom relacionamento com a população local.

 

Já o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Alemão, contou que o principal objetivo é permitir que os indígenas consigam viver ao seu modo, mas sem deixar de receber a atenção básica necessária.

 

De acordo com a prefeitura, desde fevereiro, um grupo de crianças guaranis são alfabetizadas na aldeia por professores indígenas, formados em língua portuguesa e no idioma guarani.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo