A vitória do Garantido no festival folclórico de Parintins 2016 foi comemorada com festa nas ruas da cidade. Após o anúncio do resultado, o boi que tem um coração como símbolo, circulou pela ilha tupinambarana em cima de um carro e fez a alegria da galera, como é chamada a torcida.
O Garantido venceu o Caprichoso por uma diferença de três pontos. O resultado foi justo, na opinião do presidente do Garantido, Adelson Albuquerque. Ele lembrou das dificuldades para viabilizar o evento este ano, que ficou sem a verba do governo estado.
O contrário, como mencionou Adelson Albuquerque, é o Caprichoso. Como parte da tradição, quem torce para um boi não fala o nome do outro.
Essa tradição e a cultura de Parintins e da Amazônia foram ressaltadas pela comissão julgadora antes do início da apuração. Os sete jurados são da Paraíba. O presidente da Comissão, Paulo Vieira, que é diretor de teatro, ficou impressionado com a qualidade da festa.
O prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, que assumiu a organização do evento após o corte de recursos do Governo Estadual, declarou que os três dias festival superaram as expectativas diante das dificuldades financeiras.
Ele informou que vai solicitar ao governo do Amazonas que a realização do festival e a administração do bumbódromo sejam mantidas sob a responsabilidade da prefeitura.