Em processo de extinção, Ibram promove mais uma Primavera dos Museus

Eventos

Publicado em 17/09/2018 - 18:57 Por Samanta do Carmo - Brasília

A Primavera dos Museus começou nesta segunda-feira e segue até o dia 23 de setembro, com uma programação envolvendo 900 instituições em todo o país e mais de duas mil e 700 atividades. A Primavera é organizada pelo Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, que está em processo de extinção.

 

Na semana passada, o Governo Federal publicou uma medida provisória extinguindo o IBRAM e criando em substituição a Agência Brasileira de Museus.


A mudança foi motivada pela necessidade de inserir a iniciativa privada nos trabalhos de reconstrução do Museu Nacional, que pegou fogo no início do mês.

 

De acordo com o representante dos funcionários do IBRAM, Newton Soares, a extinção não vai afetar a Primavera dos Museus.

 

Esta é a décima segunda edição da Primavera e Ana Lourdes Costa, coordenadora de promoção do IBRAM, comenta que o objetivo é tornar os museus mais conhecidos pela população.

 

O tema deste ano é Celebrando a Educação. O Museu da Imagem e do Som do Amazonas, por exemplo, vai oferecer uma Oficina de Robótica para estimular o raciocínio lógico. Durante a semana, também será lançado o Caderno da Política Nacional de Educação Museal. O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem diretrizes sobre como promover a educação em museus, como afirma Ana Lourdes Costa.

 

Você pode consultar os eventos na sua cidade pela página programação ponto museus ponto gov ponto br.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo