Carnaval do DF terá Nação Zumbi, Elba Ramalho e Psirico em palco na Esplanada

Palco da Esplanada

Publicado em 30/01/2020 - 16:43 Por Dayana Vitor - Brasília

O carnaval deste ano na capital do país terá atrações para todos os gostos, como samba, rock, axé, sertanejo e música infantil. Neste fim de semana, já haverá o bloco Virgens da Asa Norte. Serão mais de 180 atividades até o dia 14 de março.


Nos cinco dias de carnaval, de 21 a 25 de fevereiro, haverá diversos blocos e duas novidades: um polo carnavalesco na Funarte e outro na Esplanada dos Ministérios. O primeiro vai concentrar os foliões dos grandes blocos. Os dias, horários e locais de todos os eventos ainda estão sendo definidos e vão respeitar a legislação, segundo o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues.


“O grande desafio hoje para nós que organizamos o carnaval é buscar alternativas que não prejudiquem. Temos que fazer a coisa de acordo com o que nos permite a legislação atual, onde a gente pode atuar, onde o bloco não pode. Envolve questão de patrimônio, de segurança e respeito a quem mora em volta”.


Mas o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais da capital, Paulo Henrique, garante que todos os blocos não abrem mão de saírem nos pontos já conhecidos.


“Não abrimos mão da tradicionalidade do local de origem de cada bloco. Ou seja: o Galinho vai sair lá no Setor Bancário Sul, Baratona e Raparigueiros vão fazer o percurso no Eixo Monumental”.


Já no novo polo carnavalesco, na Esplanada, haverá shows com grandes atrações locais e nacionais, como Gustavo Mioto, Nação Zumbi, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Bloco da Preta, Elba Ramalho, Dhi Ribeiro e Psirico. Todas as atrações serão de graça.

 

Além desses shows na Esplanada, haverá festa no Setor Comercial Sul e na Praça dos Prazeres. Nesses locais, as comemorações deverão terminar às 2h. Um dos organizadores dos eventos, Ian Viana, teme que os shows na Esplanada afastem o público da folia tradicional.


“Estamos na expectativa de 100 mil foliões, e são 50 blocos feitos por pessoas que estão produzindo cultura em Brasília. Quando vem artistas de fora, a gente corre o risco de acabar freando essa movimentação”.


Já nas quadras residenciais, o horário máximo será 20h. Nas comerciais, 22h. No polo Funarte, meia-noite.


Apenas do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, serão destinados quase R$ 4 milhões para 51 atividades em sete regiões administrativas. Além disso, haverá patrocínio da iniciativa privada para os shows na Esplanada.


A expectativa é que um 1,2 milhão pessoas brinquem nas atrações de carnaval, e que os eventos façam circular mais de R$ 240 milhões no DF.

 

 

*Matéria atualizada às 16h de 31/01 para correção de informação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo