Carnaval do DF terá Nação Zumbi, Elba Ramalho e Psirico em palco na Esplanada

Palco da Esplanada

Publicado em 30/01/2020 - 16:43 Por Dayana Vitor - Brasília

O carnaval deste ano na capital do país terá atrações para todos os gostos, como samba, rock, axé, sertanejo e música infantil. Neste fim de semana, já haverá o bloco Virgens da Asa Norte. Serão mais de 180 atividades até o dia 14 de março.


Nos cinco dias de carnaval, de 21 a 25 de fevereiro, haverá diversos blocos e duas novidades: um polo carnavalesco na Funarte e outro na Esplanada dos Ministérios. O primeiro vai concentrar os foliões dos grandes blocos. Os dias, horários e locais de todos os eventos ainda estão sendo definidos e vão respeitar a legislação, segundo o secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues.


“O grande desafio hoje para nós que organizamos o carnaval é buscar alternativas que não prejudiquem. Temos que fazer a coisa de acordo com o que nos permite a legislação atual, onde a gente pode atuar, onde o bloco não pode. Envolve questão de patrimônio, de segurança e respeito a quem mora em volta”.


Mas o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais da capital, Paulo Henrique, garante que todos os blocos não abrem mão de saírem nos pontos já conhecidos.


“Não abrimos mão da tradicionalidade do local de origem de cada bloco. Ou seja: o Galinho vai sair lá no Setor Bancário Sul, Baratona e Raparigueiros vão fazer o percurso no Eixo Monumental”.


Já no novo polo carnavalesco, na Esplanada, haverá shows com grandes atrações locais e nacionais, como Gustavo Mioto, Nação Zumbi, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Bloco da Preta, Elba Ramalho, Dhi Ribeiro e Psirico. Todas as atrações serão de graça.

 

Além desses shows na Esplanada, haverá festa no Setor Comercial Sul e na Praça dos Prazeres. Nesses locais, as comemorações deverão terminar às 2h. Um dos organizadores dos eventos, Ian Viana, teme que os shows na Esplanada afastem o público da folia tradicional.


“Estamos na expectativa de 100 mil foliões, e são 50 blocos feitos por pessoas que estão produzindo cultura em Brasília. Quando vem artistas de fora, a gente corre o risco de acabar freando essa movimentação”.


Já nas quadras residenciais, o horário máximo será 20h. Nas comerciais, 22h. No polo Funarte, meia-noite.


Apenas do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, serão destinados quase R$ 4 milhões para 51 atividades em sete regiões administrativas. Além disso, haverá patrocínio da iniciativa privada para os shows na Esplanada.


A expectativa é que um 1,2 milhão pessoas brinquem nas atrações de carnaval, e que os eventos façam circular mais de R$ 240 milhões no DF.

 

 

*Matéria atualizada às 16h de 31/01 para correção de informação.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo