Do sonho de Dom Bosco à interiorização da capital, o nascimento de Brasília há 60 anos

Há 60 anos

Publicado em 03/02/2020 - 15:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 21 de abril Brasília comemora 60 anos de inauguração. Por isso, a partir de hoje você vai ouvir uma série de reportagens especiais que vão falar sobre a história da capital de todos os brasileiros, a organização geográfica e administrativa da cidade, a formação da identidade cultural, a vida em Brasília e seus problemas.

 

Nesta primeira reportagem, vamos falar sobre as ideias de tirar do litoral a capital do país.

 

Documentos históricos dão pistas de que o primeiro estudo para trazer a capital para o centro do Brasil foi produzido na década de 1750, quando o então secretário de Estado de Portugal, Marquês de Pombal, encomendou um levantamento. Os especialistas apontaram que a região mais estratégica para instalar a capital da colônia era o Planalto Central.

 

É o que destaca o publicitário João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”.

 

Mesmo assim, em 1763, a capital mudou de Salvador para o Rio de Janeiro. Ainda no século 18, a transferência da sede do poder para o interior foi uma das reivindicações de movimentos que lutavam pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira.

 

A partir de 1813, Hipólito da Costa publicou no Correio Braziliense artigos que pediam a interiorização da capital. O jornal era editado em Londres.

 

Também no século 19 o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen sugeriu a mudança e José Bonifácio defendeu a ideia no Parlamento. Inclusive o nome da cidade, como lembra João Carlos Amador.

 

Em agosto de 1883, o santo italiano e fundador da Congregação dos Salesianos João Bosco – conhecido como Dom Bosco - sonhou que fazia uma viagem à América do Sul. Mesmo sem nunca ter estado no continente imaginou um lugar entre os paralelos 15 e 20, onde havia “uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago”. Era “a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

 

Às margens do Lago Paranoá, temos hoje uma ermida, capelinha construída num local isolado, em homenagem a Dom Bosco. É uma pirâmide de vidro construída em 1957.

 

Em volta da Ermida Dom Bosco existe uma arena para espetáculos, locais para se banhar no lago e fazer piquenique, e a pista de skate mais badalada do Distrito Federal. Junto com Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco é padroeiro da capital.

 

Com produção de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo