Do sonho de Dom Bosco à interiorização da capital, o nascimento de Brasília há 60 anos

Há 60 anos

Publicado em 03/02/2020 - 15:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 21 de abril Brasília comemora 60 anos de inauguração. Por isso, a partir de hoje você vai ouvir uma série de reportagens especiais que vão falar sobre a história da capital de todos os brasileiros, a organização geográfica e administrativa da cidade, a formação da identidade cultural, a vida em Brasília e seus problemas.

 

Nesta primeira reportagem, vamos falar sobre as ideias de tirar do litoral a capital do país.

 

Documentos históricos dão pistas de que o primeiro estudo para trazer a capital para o centro do Brasil foi produzido na década de 1750, quando o então secretário de Estado de Portugal, Marquês de Pombal, encomendou um levantamento. Os especialistas apontaram que a região mais estratégica para instalar a capital da colônia era o Planalto Central.

 

É o que destaca o publicitário João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”.

 

Mesmo assim, em 1763, a capital mudou de Salvador para o Rio de Janeiro. Ainda no século 18, a transferência da sede do poder para o interior foi uma das reivindicações de movimentos que lutavam pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira.

 

A partir de 1813, Hipólito da Costa publicou no Correio Braziliense artigos que pediam a interiorização da capital. O jornal era editado em Londres.

 

Também no século 19 o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen sugeriu a mudança e José Bonifácio defendeu a ideia no Parlamento. Inclusive o nome da cidade, como lembra João Carlos Amador.

 

Em agosto de 1883, o santo italiano e fundador da Congregação dos Salesianos João Bosco – conhecido como Dom Bosco - sonhou que fazia uma viagem à América do Sul. Mesmo sem nunca ter estado no continente imaginou um lugar entre os paralelos 15 e 20, onde havia “uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago”. Era “a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

 

Às margens do Lago Paranoá, temos hoje uma ermida, capelinha construída num local isolado, em homenagem a Dom Bosco. É uma pirâmide de vidro construída em 1957.

 

Em volta da Ermida Dom Bosco existe uma arena para espetáculos, locais para se banhar no lago e fazer piquenique, e a pista de skate mais badalada do Distrito Federal. Junto com Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco é padroeiro da capital.

 

Com produção de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo