Do sonho de Dom Bosco à interiorização da capital, o nascimento de Brasília há 60 anos

Há 60 anos

Publicado em 03/02/2020 - 15:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 21 de abril Brasília comemora 60 anos de inauguração. Por isso, a partir de hoje você vai ouvir uma série de reportagens especiais que vão falar sobre a história da capital de todos os brasileiros, a organização geográfica e administrativa da cidade, a formação da identidade cultural, a vida em Brasília e seus problemas.

 

Nesta primeira reportagem, vamos falar sobre as ideias de tirar do litoral a capital do país.

 

Documentos históricos dão pistas de que o primeiro estudo para trazer a capital para o centro do Brasil foi produzido na década de 1750, quando o então secretário de Estado de Portugal, Marquês de Pombal, encomendou um levantamento. Os especialistas apontaram que a região mais estratégica para instalar a capital da colônia era o Planalto Central.

 

É o que destaca o publicitário João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”.

 

Mesmo assim, em 1763, a capital mudou de Salvador para o Rio de Janeiro. Ainda no século 18, a transferência da sede do poder para o interior foi uma das reivindicações de movimentos que lutavam pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira.

 

A partir de 1813, Hipólito da Costa publicou no Correio Braziliense artigos que pediam a interiorização da capital. O jornal era editado em Londres.

 

Também no século 19 o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen sugeriu a mudança e José Bonifácio defendeu a ideia no Parlamento. Inclusive o nome da cidade, como lembra João Carlos Amador.

 

Em agosto de 1883, o santo italiano e fundador da Congregação dos Salesianos João Bosco – conhecido como Dom Bosco - sonhou que fazia uma viagem à América do Sul. Mesmo sem nunca ter estado no continente imaginou um lugar entre os paralelos 15 e 20, onde havia “uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago”. Era “a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

 

Às margens do Lago Paranoá, temos hoje uma ermida, capelinha construída num local isolado, em homenagem a Dom Bosco. É uma pirâmide de vidro construída em 1957.

 

Em volta da Ermida Dom Bosco existe uma arena para espetáculos, locais para se banhar no lago e fazer piquenique, e a pista de skate mais badalada do Distrito Federal. Junto com Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco é padroeiro da capital.

 

Com produção de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo
Internacional

Irã afirma que não pretende seguir com ataques contra Israel

O chefe das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado "atingiu todos os seus objetivos" e que Teerã não tem "nenhuma intenção" de dar sequência à operação. 

Baixar arquivo