Mané Garrincha, Bezerrão e Serejão, nomes que fazem parte da história do esporte de Brasília

Mané Garrincha, Bezerrão e Serejão

Publicado em 12/03/2020 - 13:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília tem um dos maiores e mais caros estádios de futebol do mundo. A reforma que transformou o Mané Garrincha em Estádio Nacional, para a Copa de 2014, estava prevista para custar menos de R$700 milhões, mas a conta final deu mais que o dobro: R$1,5 bilhão, que saíram dos cofres públicos. E o cronograma da obra foi desrespeitado várias vezes. Até hoje ex-governadores respondem judicialmente por isso.


O Estádio Governador Hélio Prates da Silveira foi inaugurado em 1974, com capacidade para 45,2 mil.

 

Detalhe que, no dia da inauguração, o local ainda estava em obras, que foram interrompidas para a partida entre Corinthians e Ceub. Os visitantes fizeram dois gols, contra apenas um do time da casa.


Só nos anos 80 passou a homenagear Garrincha.


Com a reforma bilionária, agora o estádio pode receber 72.788 torcedores.

 

O recorde de público foi no dia 26 de maio de 2013, quando o estádio recebeu Santos e Flamengo, na abertura do Campeonato Brasileiro. Os 63.501 pagantes viram uma partida sem gols.


O que chama atenção é que a cidade não tem tradição no futebol. E receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, não ajudou a desenvolver o esporte local, como destaca o narrador esportivo da Rádio Nacional André Luís Mendes.

 

Outros dois estádios se destacam no Distrito Federal: o Serejão, em Taguatinga, e o Bezerrão, no Gama.


O Bezerrão tem esse apelido porque o nome oficial é Estádio Valmir Campelo Bezerra, em homenagem ao ex-deputado, ex-senador e ex-ministro do Tribunal de Contas da União, que era o administrador regional do Gama durante a construção do estádio.

 

Foi inaugurado em 1977, quando o Botafogo venceu o Gama por 3 a 0, e, na década passada, passou por uma reforma. Foi reinaugurado em novembro de 2008, com um amistoso entre as seleções do Brasil e de Portugal. Os brasileiros venceram por 6 a 2.


O Bezerrão já recebeu partidas da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e, no ano passado, a abertura e a final da Copa do Mundo Sub-17.


Já o Serejão se chama oficialmente Estádio Elmo Serejo Farias, em homenagem a um ex-governador do DF. Também é conhecido como Boca do Jacaré.

 

Foi inaugurado em 1978, com a partida em que o Taguatinga venceu o Vila Nova por 1 a 0. Também recebeu jogos da Copa do Brasil, inclusive a final de 2002, quando Brasiliense e Corinthians empataram em 1 a 1. Desde 2016, o futebol tradicional deu lugar ao futebol americano no Serejão.


Vale voltar ao Mané Garrincha para lembrar que o principal estádio do DF faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, junto com o Ginásio Nilson Nelson e o Autódromo Internacional Nelson Piquet.


O projeto arquitetônico do Nilson Nelson foi inspirado em uma tabela de basquete. E, apesar de receber outras modalidades, se consagrou como a casa do basquete brasiliense.

 

Nos bons tempos, no começo da década, sediou até o Jogo das Estrelas e as finais do NBB, Novo Basquete Brasil.

 

O ginásio foi inaugurado no dia do 13º aniversário de Brasília e, além do basquete, teve outros momentos marcantes, a disputa pelo título mundial dos pesos pena de boxe, no ano da inauguração, e show dos irmãos Jackson 5, no ano seguinte. Originalmente se chamava Ginásio Presidente Médici e, em 87, recebeu o nome Nilson Nelson, em homenagem ao jornalista esportivo que tinha morrido.


Uma curiosidade: quando foi inaugurado, o Ginásio Nilson Nelson tinha lugar para 24 mil pessoas e, com o tempo, foi reduzindo. Atualmente está em 11 mil nos eventos esportivos e 14.666 pessoas nos shows musicais.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, esses números garantem a saída segura no caso de o ginásio precisar ser esvaziado com pressa.

 

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional.

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo