Primeira emissora de frequência modulada de Brasília, Nacional FM é a rádio da música nacional

Nacional FM Brasília

Publicado em 29/04/2020 - 19:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Na reportagem anterior, contamos a importância da Rádio Nacional Brasília AM, que foi a primeira emissora instalada no canteiro de obras de Brasília e acompanha a história da cidade desde a época da construção. Agora, o assunto é Nacional FM, a primeira rádio em frequência modulada da capital do país, no ar desde 1976.

 

O gerente de Programação das Rádios EBC em Brasília, Carlos Sena, destaca a proximidade da relação criada entre os artistas, o público e a emissora.

 

As músicas internacionais tocam apenas dentro de alguns programas.

 

Com 20 kilowatts de potência, a Rádio Nacional FM pode ser sintonizada em todo o Distrito Federal e Entorno. Eu mesmo, já fui até Anápolis, em Goiás, ouvindo a Nacional no radinho do meu carro. Para quem está mais longe ou prefere ouvir de outras maneiras, é possível fazer isso pelo aplicativo Rádios EBC, pela internet ou por satélite digital.

 

Carlos Sena lembra que, em 2005, a empresa percebeu que precisava ampliar o espaço para os artistas locais. Esse investimento na cena local culminou na criação do Festival de Música Nacional FM, em 2009.

 

Em outubro de 2007, as rádios Nacional FM e AM, de Brasília e do Rio, Nacional AM e FM do Alto Solimões e Nacional da Amazônia se juntaram às Rádios MEC AM e FM do Rio, à Agência Brasil e às TVs Brasil e NBR, antiga TV Nacional, com a criação da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. É a empresa pública de comunicação do Brasil, que tirava do papel o artigo 223 da Constituição Federal e concretizava o direito a uma comunicação plural e complementar, com empresas comerciais, públicas e estatais, cada uma cumprindo seu papel.

 

A EBC tem sede em Brasília, com instalações próprias no Rio de Janeiro, em São Paulo e São Luiz. E opera a rede pública de comunicação.

 

Na próxima reportagem, vamos mergulhar no jeito brasiliense de falar.

 

 

* Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo