Primeira emissora de frequência modulada de Brasília, Nacional FM é a rádio da música nacional

Nacional FM Brasília

Publicado em 29/04/2020 - 19:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Na reportagem anterior, contamos a importância da Rádio Nacional Brasília AM, que foi a primeira emissora instalada no canteiro de obras de Brasília e acompanha a história da cidade desde a época da construção. Agora, o assunto é Nacional FM, a primeira rádio em frequência modulada da capital do país, no ar desde 1976.

 

O gerente de Programação das Rádios EBC em Brasília, Carlos Sena, destaca a proximidade da relação criada entre os artistas, o público e a emissora.

 

As músicas internacionais tocam apenas dentro de alguns programas.

 

Com 20 kilowatts de potência, a Rádio Nacional FM pode ser sintonizada em todo o Distrito Federal e Entorno. Eu mesmo, já fui até Anápolis, em Goiás, ouvindo a Nacional no radinho do meu carro. Para quem está mais longe ou prefere ouvir de outras maneiras, é possível fazer isso pelo aplicativo Rádios EBC, pela internet ou por satélite digital.

 

Carlos Sena lembra que, em 2005, a empresa percebeu que precisava ampliar o espaço para os artistas locais. Esse investimento na cena local culminou na criação do Festival de Música Nacional FM, em 2009.

 

Em outubro de 2007, as rádios Nacional FM e AM, de Brasília e do Rio, Nacional AM e FM do Alto Solimões e Nacional da Amazônia se juntaram às Rádios MEC AM e FM do Rio, à Agência Brasil e às TVs Brasil e NBR, antiga TV Nacional, com a criação da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. É a empresa pública de comunicação do Brasil, que tirava do papel o artigo 223 da Constituição Federal e concretizava o direito a uma comunicação plural e complementar, com empresas comerciais, públicas e estatais, cada uma cumprindo seu papel.

 

A EBC tem sede em Brasília, com instalações próprias no Rio de Janeiro, em São Paulo e São Luiz. E opera a rede pública de comunicação.

 

Na próxima reportagem, vamos mergulhar no jeito brasiliense de falar.

 

 

* Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

O Brasil ocupa a posição 57 no ranking internacional de inovação, entre 132 países. O país subiu cinco lugares em relação ao ano passado no Índice Global de Inovação, IGI. Mas o melhor desempenho foi em 2011, quando ficou em 47°.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios: para Pacheco, valores podem ser renegociados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta terça-feira (21) que uma solução para os precatórios pode ser permitir que parte dos valores, que ficarão fora do teto de gastos, possam ser negociados de maneiras alternativas.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro abre a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21), em Nova York, nos EUA, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deu destaque a assuntos como pandemia, meio ambiente, investimentos no país e a questões internacionais.
 

Baixar arquivo
Política

Ministro da CGU Wagner Rosário vai a CPI da Pandemia

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, considerou absurda a acusação de que ele teria prevaricado, ou seja, favorecido irregularidades em licitações na área da saúde.

Baixar arquivo
Educação

Enem: isentos que faltaram em 2020 têm até domingo para se inscreverem

Candidatos ao Enem, Exame Nacional do Ensino Médio - que estavam isentos da taxa de inscrição e não compareceram à edição anterior - têm até o próximo domingo (26) para se inscreverem no exame.
 

Baixar arquivo