"Estou aqui para fazer o espírito do Aldir viver": João Bosco e amigos se despedem de Aldir Blanc

Despedida de Aldir Blanc

Publicado em 04/05/2020 - 18:12 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O adeus ao compositor e escritor Aldir Blanc foi feito pelas redes sociais. As muitas homenagens em vídeos e mensagens substituíram as despedidas presenciais, suspensas porque ele foi mais uma vítima da Covid-19.


Blanc, de 73 anos, morreu no final da madrugada desta segunda-feira, por complicações causadas pelo novo coronavírus, depois de duas semanas internado na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro.


O grande amigo e parceiro musical, João Bosco, postou que estava vivendo um dos dias mais difíceis de sua vida e que não existe João sem Aldir. Ele diz que perde o maior amigo, mas que ganha, nesse mar de tristeza, uma razão para viver e que vai cantar as canções feitas pelos dois enquanto tiver forças. Em nota, João Bosco declarou: uma pessoa só morre quando morre a testemunha. E eu estou aqui para fazer o espírito do Aldir viver. Eu e todos os brasileiros e brasileiras tocados por seu gênio.


O também parceiro de muitas músicas, Moacyr Luz, lembrou, em um vídeo publicado nas redes, o início da amizade, nos anos 1980, e quando fizeram a música “A tua sombra”. Por coincidência do destino, os dois moraram no mesmo prédio, na Tijuca.


Aldir Blanc Mendes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 setembro de 1946. Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina, e se especializou em psiquiatria. Em 1973, abandonou o curso para dedicar-se exclusivamente à música. Participou de diversos festivais da canção e tornou-se um dos mais importantes compositores da Música Popular Brasileira.


A obra de Blanc reúne dezenas de canções conhecidas, feitas em parceria com outros ilustres artistas, como Moacyr Luz, Maurício Tapajós, Carlos Lyra, Guinga, Edu Lobo, Wagner Tiso, César Costa Filho, Roberto Menescal e Ivan Lins.

 
Uma de suas canções mais conhecidas, em parceria com João Bosco, é O Bêbado e a Equilibrista, lançada em 1979 e eternizada na voz de Elis Regina.

Últimas notícias
Economia

Local de provas do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Concurso Público Nacional estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo