Feira Literária das Periferias começa hoje em formato virtual

Publicado em 29/10/2020 - 16:50 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Feira Literária das Periferias (Flup) chega à 9ª edição em formato virtual, mas repleta de novidades. Tradicional por reunir poetas, escritores, pensadores e comunidades em um mesmo lugar, a Flup deste ano se reinventa, e rompe as barreiras geográficas propondo um diálogo com a participação de 100 atrações do Brasil e de outros 26 países.

O festival começa nesta quinta-feira (29) e acontece até domingo. Depois, volta no próximo fim de semana, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com mesas acontecendo no Rio de Janeiro e em outras seis cidades espalhadas pelo mundo –  Paris, Edimburgo, Madrid, Lisboa, Berlim e Joanesburgo. As escritoras Lélia Gonzales e Carolina Maria de Jesus são as homenageadas deste ano.

Um dos fundadores da Flup, Júlio Ludemir, explica que o processo de adaptação começou em maio, com a realização de lives e participação de vários autores.

Uma das atrações mais esperadas em todas as edições da Flup, desde 2014, é a competição de poesia falada, a primeira da América Latina. O diferencial deste ano é que, além dos 16 competidores, a banca de jurados será formada por personalidades LGBTQIA+.

As exibições vão acontecer através da página da Flup no Facebook e pelo canal do Youtube.

Últimas notícias
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais lembramos a Resolução do Conselho Nacional de Justiça que regulamentou a redução da pena por estudo, chamada remição.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo