Consciência Negra: Portela planta baobá por sambistas vítimas da Covid

"Árvore da vida" representa resistência e ancestralidade do povo negro

Publicado em 20/11/2020 - 15:42 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A escola de samba Portela plantou uma árvore de baobá no Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, em homenagem ao dia da Consciência Negra. A agremiação aproveitou a data para homenagear portelenses e outros sambistas vítimas da pandemia de Covid-19, iniciada em março aqui no Brasil.

Na tradição africana, os baobás simbolizam a conexão entre o mundo sobrenatural e o material, entre os vivos e os mortos. E, por esta razão, foi escolhida para representar o momento.

Originárias das regiões semiáridas de Madagascar, essas árvores podem atingir de 30 a 40 metros de altura e 7 a 9 metros de circunferência. São capazes de armazenar 120 mil litros de água e de viver até seis mil anos. Pela magnitude e força, o baobá é, para muitas etnias africanas, a Árvore da Vida, testemunha do tempo.

A escolha do baobá se deu, segundo o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, por todo o significado que existe junto à cultura afro-brasileira.

A árvore da vida, como também é conhecido o baobá, representa ainda a ancestralidade, a origem e a resistência, como conta Luis Carlos Magalhães.

A história dessas árvores será retratada no enredo da Portela para o carnaval de 2021.

O plantio da muda contou com a presença de membros da diretoria, além de integrantes da agremiação, como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Com gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, a plataforma ISPTrânsito possibilita a consulta de cidades e ruas com maior número de acidentes, por exemplo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Petrobras quer neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira, sua ambição em atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controle, em prazo compatível com o estabelecido no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vacina adolescentes de 13 anos nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que vai usar exclusivamente a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para esta faixa etária.

Baixar arquivo