Dia da Bandeira é celebrado em Brasília ao ar livre, mesmo com chuva

19 de Novembro é lembrado pelo dia em que ela foi oficialmente usada

Publicado em quinta-feira, 19 Novembro, 2020 - 16:04 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e convidados participaram nesta quinta-feira (19) de cerimônia em celebração ao Dia da Bandeira. O evento foi todo ao ar livre, em frente ao Palácio do Planalto, mesmo com chuva.

Logo no início, foi tocado o Hino Nacional e a Bandeira do Brasil foi hasteada. Depois, o Hino da Bandeira Nacional também foi executado e a cerimônia se encerrou.

O Dia 19 de Novembro é lembrado como o dia em que atual bandeira que nós temos, essa com as cores verde, amarelo e azul, passou a ser oficialmente usada. Adotada como principal símbolo patriótico, essa bandeira que nós conhecemos foi escolhida lá em 1889, no mesmo ano da Proclamação da República por aqui.

Idealizada pelos professores Raimundo Teixeira e Miguel Lemos, foi baseada no Bandeira do Império, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Cada elemento tem um significado próprio: o verde, simboliza as florestas brasileiras; o amarelo, as riquezas naturais e o azul faz referência ao nosso céu.

Ao todo, temos 27 estrelas, que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. Já a descrição Ordem e Progresso, bem ao centro, é uma mensagem que teve origem no positivismo, teoria francesa que estava bem em evidência aqui no Brasil na época da criação da bandeira.

Na verdade, os dizeres da nossa bandeira são uma versão reduzida a frase de Auguste Comte, principal pensador do positivismo e que diz: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”

Daí o nosso Ordem e Progresso e mais uma curiosidade sobre esse símbolo brasileiro: antes de adotarmos essa bandeira que conhecemos hoje, já tivemos outros 13 modelos.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Edital de concessão da Cedae será publicado no dia 18 de dezembro

O edital de concessão da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, será publicado no próximo dia 18 de dezembro. O valor mínimo de outorga, ou seja, o quanto a iniciativa privada terá que pagar para explorar o serviço, será de R$ 10,6 bilhões.

Baixar arquivo
Saúde

Shoppings do RJ poderão ficar abertos 24h

A prefeitura do Rio de Janeiro e o governo fluminense anunciaram nesta sexta-feira (4) medidas para enfrentar o aumento de casos, óbitos e internações de covid-19 no estado e na capital. A partir de segunda-feira, as escolas municipais voltarão a ser fechadas, e já nesta semana os shoppings e centros comerciais no estado funcionarão durante 24 horas por dia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Operação em São Paulo combate tráfico de animais silvestres

Um dos principais traficantes do país, conhecido como Zé do Bode, foi preso nesta sexta-feira (4). Ele usava as redes sociais para o comércio ilegal de animais.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova novo programa habitacional: Casa Verde e Amarela

Esse programa substitui o antigo Minha Casa Minha Vida, e a principal diferença entre eles é o financiamento de reformas em residências já construídas e o aumento do valor total dos imóveis que poderão ser financiados. Projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Justiça

Reeleição para presidências da Câmara e do Senado tem 4 votos a favor

Lewandowski, Alexandre de Moraes e Toffoli acompanharam o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. O julgamento, que começou nesta sexta (4) e pode perdurar até dia 14, tem consequências práticas já em 2021, caso os atuais presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, ambos do DEM, queiram ser reconduzidos ao cargo.

 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça suspende estatuto que limitava vagas a mulheres em RR

Estatuto dos Militares do estado limitava a 15% as vagas oferecidas às mulheres nos concursos públicos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Desembargadores consideraram que qualquer forma de tratamento diferenciado oferecido a homens e mulheres só se justifica, excepcionalmente, quando a intenção for diminuir as diferenças concretas existentes entre os dois gêneros ou diante da impossibilidade de um tratamento igualitário devidamente comprovado.

Baixar arquivo