Dia da Bandeira é celebrado em Brasília ao ar livre, mesmo com chuva

19 de Novembro é lembrado pelo dia em que ela foi oficialmente usada

Publicado em 19/11/2020 - 16:04 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e convidados participaram nesta quinta-feira (19) de cerimônia em celebração ao Dia da Bandeira. O evento foi todo ao ar livre, em frente ao Palácio do Planalto, mesmo com chuva.

Logo no início, foi tocado o Hino Nacional e a Bandeira do Brasil foi hasteada. Depois, o Hino da Bandeira Nacional também foi executado e a cerimônia se encerrou.

O Dia 19 de Novembro é lembrado como o dia em que atual bandeira que nós temos, essa com as cores verde, amarelo e azul, passou a ser oficialmente usada. Adotada como principal símbolo patriótico, essa bandeira que nós conhecemos foi escolhida lá em 1889, no mesmo ano da Proclamação da República por aqui.

Idealizada pelos professores Raimundo Teixeira e Miguel Lemos, foi baseada no Bandeira do Império, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Cada elemento tem um significado próprio: o verde, simboliza as florestas brasileiras; o amarelo, as riquezas naturais e o azul faz referência ao nosso céu.

Ao todo, temos 27 estrelas, que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. Já a descrição Ordem e Progresso, bem ao centro, é uma mensagem que teve origem no positivismo, teoria francesa que estava bem em evidência aqui no Brasil na época da criação da bandeira.

Na verdade, os dizeres da nossa bandeira são uma versão reduzida a frase de Auguste Comte, principal pensador do positivismo e que diz: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”

Daí o nosso Ordem e Progresso e mais uma curiosidade sobre esse símbolo brasileiro: antes de adotarmos essa bandeira que conhecemos hoje, já tivemos outros 13 modelos.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vacina adolescentes de 13 anos nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que vai usar exclusivamente a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para esta faixa etária.

Baixar arquivo
Educação

Uma em cada cinco alunas adolescentes sofreu violência sexual

A violência sexual é um problema frequente na vida de muitos adolescentes brasileiros, em especial as meninas. Isso foi o que revelou uma pesquisa do IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro envia projeto de lei que trata do Marco Civil da Internet

PL muda as regras para a remoção de conteúdos falsos e perfis que compartilham as chamadas fake news.

Baixar arquivo