Festival de Cinema de Brasília começa hoje em formato virtual

Juri popular vitual é a novidade desta edição

Publicado em 15/12/2020 - 08:24 Por Kariane Costa - Brasília

O festival de cinema mais antigo do Brasil começa nesta terça feira (15) em Brasília e vai até o dia 20 de dezembro.

Em tempos de pandemia, o Festival de Cinema de Brasília, que está na sua edição número 53, teve que se reinventar e se adaptar a um novo formato. Este ano será todo virtual.

Alex Midigal, professor de Audiovisual, há anos não perde uma edição da mostra de cinema. Ele lembra que o evento faz parte da construção da cultura audiovisual do país e do cinema nacional.

Este ano o governo local chegou a cancelar o festival em razão da pandemia, mas voltou atrás.

O Secretário de Cultura do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, lamenta que o festival não seja presencial, mas reconhece que não haveria como realizar o evento com segurança e os cuidados sanitários para que o público  não corresse risco por conta do coronavírus.

Ele conta que uma das novidades deste ano  é o juri popular virtual.

A partir das 23 horas da noite o festival será transmitido pela internet e pelo Canal Brasil.  Até o próximo domingo (21) os filmes selecionados para a mostra competitiva serão exibidos sempre às 23h.

De 680 inscrições de filmes inéditos, 30  foram escolhidos.

O público vai trocar a tela do cinema pela televisão ou pelo computador. Bem diferente dos anos anteriores, o Cine Brasília ficará silencioso, como lembra o curador do festival o cineasta Silvio Tendler.

Na programação há espaço também para rodas de conversas. Haverá mesas de debate virtuais com cineastas nacionais e internacionais.

Entre os filmes selecionados, estão o documentário "Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem" de Natara Ney, e o longa Longe do Paraíso, de Orlando Senna.

Também o documentário "A Morte Branca do Feiticeiro Negro" de Rodrigo Ribeiro e A Tradicional Família Brasileira KATU de Rodrigo Sena.

Com produção de Renato Lima.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo