Ilha de Marajó homenageia padroeiro com celebrações mais restritas

Festa do Glorioso São Sebastião acontece sem atividades profanas

Publicado em terça-feira, 12 Janeiro, 2021 - 13:04 Por Leandro Martins - Brasília

Acontece no Pará uma das festividades mais tradicionais do norte do país: é a Festa do Glorioso São Sebastião, Patrimônio Cultural do Brasil desde 2013.

O padroeiro é celebrado todos os anos, de 10 a 20 de janeiro, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.

A abertura acontece sempre dia 10 de janeiro, quando três mastros são levantados. A partir daí, são vários rituais religiosos, como procissões e ladainhas, além de atividades culturais. Entre elas, a luta marajoara, uma espécie de judô ou jiu-jítsu, que não é violenta, mas exige perícia dos pugilistas, porque vence quem conseguir encostar as costas do oponente no chão.

A disputa é na areia, que costuma se transformar em lama, já que chove muito na região nesta época do ano. Tem ainda a corrida de cavalos marajoaras, com provas de velocidade e resistência.

O padre David, da paróquia central de Cachoeira do Arari, comenta sobre a importância da festa para os marajoaras.

Este ano, com a pandemia, a comemoração está diferente. As atividades profanas não estão acontecendo. Mas a celebração está garantida, como conta o professor Franco França, que participa todos os anos.

O ponto alto da festa é no encerramento, em 20 de janeiro, quando os três mastros são arrancados do chão e levados pelo povo em procissão pelas ruas da cidade, ao som de bandas de música e muita agitação, até amanhecer.

A festa do Glorioso São Sebastião é antiga, tem mais de 270 anos. A primeira edição foi em 1747.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

Baixar arquivo
Educação

Niterói classifica educação como atividade essencial

Com isso, escolas poderão funcionar e ano letivo deve começar em março. Atualmente, a cidade está no nível amarelo de controle da covid-19, o que significa que até o ensino fundamental pode retornar às aulas presenciais. O secretário de Educação disse que, no entanto, ainda não há decisão para reabertura imediata das escolas.

Baixar arquivo
Geral

Em Sergipe, prefeito deve responder por tomar vacina contra a covid-19

Prefeito do interior do estado de Sergipe poderá responder por ter tomado a vacina contra a covid-19 sem fazer parte dos grupos prioritários. 

Os detalhes com Pedro Ramos, da Rádio UFS FM de Aracaju. 

Baixar arquivo
Geral

INSS suspende atendimento do PREVBarco a comunidades do Amazonas

Com o agravamento da pandemia no Amazonas, o INSS resolveu suspender as missões dos chamados PREVBarcos, que são Unidades Móveis Flutuantes de atendimento à população ribeirinha e trabalhadores rurais.

Baixar arquivo
Justiça

Governo do AM terá que prestar informações sobre falta de oxigênio

Nessa terça-feira (19), a justiça determinou que o governo  do Amazonas devolva,  em 48 horas, 155 cilindros de oxigênio reabastecidos ao município de Coari. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar até R$10 milhões.

Baixar arquivo