logo Radioagência Nacional
Cultura

Cordão da Bola Preta quebra tradição centenária de foliões no Rio

Presidente da agremiação diz que melhor saída é curtir a folia em casa
Baixar
Tatiana Alves
08/02/2021 - 16:58
Rio de Janeiro

Quem caminhar pelo centro do Rio de Janeiro no próximo sábado (13), não vai ouvir uma das marchinhas mais famosas do país e muito menos se contagiar pela alegria dos milhares de foliões, que mais de há um século são embalados pelo bloco mais tradicional do Carnaval. 

Pela primeira vez, em 103 anos de história, o Cordão da Bola Preta, o mais tradicional bloco do Carnaval carioca, não desfilará pelas ruas do centro. O motivo é o mesmo que cancelou o carnaval oficial, desfiles e qualquer aglomeração: a pandemia de covid-19.

O Cordão se junta às escolas de samba e blocos carnavalescos proibidos de fazer eventos no período entre os dias 12 e 22 de fevereiro. O presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho, afirma que a melhor saída para o momento é curtir a folia em casa.

Segundo ele, a agremiação está enfrentando dificuldades financeiras, sem realizar atividades em sua sede, na Lapa, centro do Rio, desde 25 de fevereiro de 2020.

Mas, mesmo com as regras de distanciamento contra o novo coronavírus, o carnaval do Bola Preta não passará em branco em 2021. O bloco transmitirá online apresentações gravadas no Teatro Rival Refit, sem a presença de público.

A primeira transmissão será no sábado, dia 13, às 11h30, nos canais do Cordão e do teatro no Youtube. Também haverá apresentações na segunda (15) e terça-feira (16) de carnaval, às 20h, nos mesmos canais.

Das ruas para o espaço virtual, ainda assim a marchinha famosa vai tocar, obedecendo os novos tempos.

x