Da era de ouro a festivais, Rádio Nacional é vitrine da música no país

Rádio Nacional segue abrindo espaço para novos artistas

Publicado em 06/04/2021 - 10:20 Por Beatriz Evaristo - Brasília

No passado e no presente, a música brasileira tem ocupado um lugar especial na programação da Nacional. Entre os anos 1940 e 1970, cantar nos auditórios da rádio era uma grande vitrine sonora para quem queria deslanchar na carreira artística. Para o pesquisador Rodrigo Faour, a Rádio Nacional conseguiu unificar a nação em certos usos e costumes, até mesmo determinando a rotina dos brasileiros com os horários de cada programa.

“Ela foi assim talvez até mais forte que a TV Globo passou a ser a partir dos anos 60. Ela conseguiu reunir um elenco de radioatores, humoristas, jornalistas e cantores invejável. Todo mundo dizia que ela nem pagava tão bem mas o prestígio que ela trazia fazia com que todas essas pessoas até tivessem trabalhos avulsos e, enfim, muito prestígio.”, diz. 

Foi o que aconteceu com a cantora da Era de Ouro, Marion Duarte. Mesmo sem ser contratada, foi no auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro que a carreira ganhou força depois de se apresentar no Programa César de Alencar.

“E ali tudo começou, quer dizer, o meu sucesso, artisticamente falando, as portas se abriram com essa minha apresentação no programa do César de Alencar. Daí, eu comecei a frequentar sempre a Rádio Nacional, participando desses programas, até acreditaram que eu tivesse sido contratada pela emissora (...) Então, o meu grande sucesso da época de Ouro foi da Rádio Nacional. Sou muito grata e até hoje a Rádio Nacional vem me dando espaço para mostrar o meu trabalho, o meu cantar.”, diz. 

Filho do cantor José Ricardo, da jovem guarda, Luiz Murilo Tobias, que hoje cuida de uma fundação que preserva a memória dos artistas daquela época, conta como a emissora foi importante na trajetória do pai que era ouvinte da rádio desde criança.

"E depois que ele estourou com o primeiro LP dele, da Jovem Guarda, ele foi contratado da Rádio Nacional. Ele tinha até orgulho de falar que ele foi o único artista da Jovem Guarda a ser contratado pela Rádio Nacional.”, conta.  

Na opinião de Ricardo Cravo Albin, um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, a Rádio Nacional teve uma contribuição inestimável para a música nacional logo após a sua criação.

“De imediato a Rádio Nacional mimoseou a música popular com até seis orquestras com maestros diversos, contratou o melhor elenco de cantores da época, absorveu os melhores compositores da época. E fez programas dedicados à MPB inestimáveis.”, diz. 

Quem mantém vivo na memória esse período é o apresentador Osmar Frazão. À frente do programa Histórias do Frazão, que vai ao ar aos sábados e domingos na Rádio Nacional, ele compartilha com os ouvintes o melhor da música da Era de Ouro do Rádio.

“Quando falo da Rádio Nacional, eu fico muito emocionado porque assisti quase tudo isso, assistindo até a inauguração do Programa César de Alencar, trazendo Emilinha Borba, Luiz Gonzaga, aqueles cantores famosíssimos. Então, é um trabalho hoje prazeroso que se faz mostrando às novas gerações o valor de uma emissora de rádio, o valor da música popular brasileira, o valor dos grandes nomes que saíram do Teatro Municipal e foram pra Rádio Nacional.”, diz. 

E a Rádio Nacional continua abrindo espaço para novos artistas. Desde 2009, o Festival de Música Nacional FM, de Brasília, que premia letras e arranjos de talentos nacionais, já recebeu inscrições de mais de quatro mil músicas.

 

Ouça Mais: 

Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

 

*Essa é a segunda reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo