Da era de ouro a festivais, Rádio Nacional é vitrine da música no país

Rádio Nacional segue abrindo espaço para novos artistas

Publicado em 06/04/2021 - 10:20 Por Beatriz Evaristo - Brasília

No passado e no presente, a música brasileira tem ocupado um lugar especial na programação da Nacional. Entre os anos 1940 e 1970, cantar nos auditórios da rádio era uma grande vitrine sonora para quem queria deslanchar na carreira artística. Para o pesquisador Rodrigo Faour, a Rádio Nacional conseguiu unificar a nação em certos usos e costumes, até mesmo determinando a rotina dos brasileiros com os horários de cada programa.

“Ela foi assim talvez até mais forte que a TV Globo passou a ser a partir dos anos 60. Ela conseguiu reunir um elenco de radioatores, humoristas, jornalistas e cantores invejável. Todo mundo dizia que ela nem pagava tão bem mas o prestígio que ela trazia fazia com que todas essas pessoas até tivessem trabalhos avulsos e, enfim, muito prestígio.”, diz. 

Foi o que aconteceu com a cantora da Era de Ouro, Marion Duarte. Mesmo sem ser contratada, foi no auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro que a carreira ganhou força depois de se apresentar no Programa César de Alencar.

“E ali tudo começou, quer dizer, o meu sucesso, artisticamente falando, as portas se abriram com essa minha apresentação no programa do César de Alencar. Daí, eu comecei a frequentar sempre a Rádio Nacional, participando desses programas, até acreditaram que eu tivesse sido contratada pela emissora (...) Então, o meu grande sucesso da época de Ouro foi da Rádio Nacional. Sou muito grata e até hoje a Rádio Nacional vem me dando espaço para mostrar o meu trabalho, o meu cantar.”, diz. 

Filho do cantor José Ricardo, da jovem guarda, Luiz Murilo Tobias, que hoje cuida de uma fundação que preserva a memória dos artistas daquela época, conta como a emissora foi importante na trajetória do pai que era ouvinte da rádio desde criança.

"E depois que ele estourou com o primeiro LP dele, da Jovem Guarda, ele foi contratado da Rádio Nacional. Ele tinha até orgulho de falar que ele foi o único artista da Jovem Guarda a ser contratado pela Rádio Nacional.”, conta.  

Na opinião de Ricardo Cravo Albin, um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, a Rádio Nacional teve uma contribuição inestimável para a música nacional logo após a sua criação.

“De imediato a Rádio Nacional mimoseou a música popular com até seis orquestras com maestros diversos, contratou o melhor elenco de cantores da época, absorveu os melhores compositores da época. E fez programas dedicados à MPB inestimáveis.”, diz. 

Quem mantém vivo na memória esse período é o apresentador Osmar Frazão. À frente do programa Histórias do Frazão, que vai ao ar aos sábados e domingos na Rádio Nacional, ele compartilha com os ouvintes o melhor da música da Era de Ouro do Rádio.

“Quando falo da Rádio Nacional, eu fico muito emocionado porque assisti quase tudo isso, assistindo até a inauguração do Programa César de Alencar, trazendo Emilinha Borba, Luiz Gonzaga, aqueles cantores famosíssimos. Então, é um trabalho hoje prazeroso que se faz mostrando às novas gerações o valor de uma emissora de rádio, o valor da música popular brasileira, o valor dos grandes nomes que saíram do Teatro Municipal e foram pra Rádio Nacional.”, diz. 

E a Rádio Nacional continua abrindo espaço para novos artistas. Desde 2009, o Festival de Música Nacional FM, de Brasília, que premia letras e arranjos de talentos nacionais, já recebeu inscrições de mais de quatro mil músicas.

 

Ouça Mais: 

Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

 

*Essa é a segunda reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo