Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

Patrimônio nacional, emissora agora estreia jornal na TV Brasil

Publicado em 05/04/2021 - 17:29 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há mais de 80 anos, a Rádio Nacional leva informação e entretenimento aos brasileiros. Criada como empresa privada do jornal A Noite no final da década de 30 no Rio de Janeiro, passou a ser patrimônio da União a partir de 1940.

De acordo com a historiadora e pesquisadora Lia Calabre, autora do livro A Era do Rádio, a Rádio Nacional investiu na diversidade cultural brasileira e se solidificou como uma rádio estatal.

“Ela tinha uma programação que buscava ser efetivamente nacional em termos de alcance, em termos de noticiário, em termos de diversidade, de programa. A importância de uma rádio estatal com autonomia, com agilidade, com modernidade, na verdade, é fundamental para que, inclusive, a credibilidade dos meios de comunicação de massa se desenhe, que a credibilidade do século passado se mantenha”.

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina Valci Zuculoto conta que a Rádio Nacional foi uma referência no Brasil na era em que o rádio reinava absoluto como meio de comunicação.

“A Rádio Nacional padronizou o nosso rádio, o rádio brasileiro. Ela padronizou o rádio que é hegemônico no Brasil, que é o rádio comercial. E que é o rádio que desenhou todo o nosso modelo. Toda constituição do que nós somos, do que é o país social, cultural e economicamente, cultura brasileira mesmo é muito marcada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Como testemunha ocular da história, o Repórter Esso, veiculado pela Nacional no Rio de Janeiro entre 1941 e 1968, também teve um papel de destaque na formação do radiojornalismo brasileiro, como acrescenta a pesquisadora Valci Zuculoto.

“O radiojornalismo brasileiro se constitui e passa a construir o seu modelo a partir do Repórter Esso. Era a Rádio Nacional que produzia. Os manuais de radiojornalismo começaram com Heron Domingues com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Em um tempo que a TV ainda estava começando, a Rádio Nacional foi responsável pelo lançamento de centenas de cantores, influenciou a formação de torcidas brasileiras e fez coberturas importantes, como a da Segunda Guerra Mundial. Seguindo com seu papel de comunicação pública, passou por transformações e inovações técnicas, e hoje está presente na TV e na internet.

 

*Essa é a primeira reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Foguete chinês se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra

Os destroços do foguete Longa Marcha 5B caíram no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. Há relatos de visualização desses destroços no céu de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo