Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

Patrimônio nacional, emissora agora estreia jornal na TV Brasil

Publicado em 05/04/2021 - 17:29 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há mais de 80 anos, a Rádio Nacional leva informação e entretenimento aos brasileiros. Criada como empresa privada do jornal A Noite no final da década de 30 no Rio de Janeiro, passou a ser patrimônio da União a partir de 1940.

De acordo com a historiadora e pesquisadora Lia Calabre, autora do livro A Era do Rádio, a Rádio Nacional investiu na diversidade cultural brasileira e se solidificou como uma rádio estatal.

“Ela tinha uma programação que buscava ser efetivamente nacional em termos de alcance, em termos de noticiário, em termos de diversidade, de programa. A importância de uma rádio estatal com autonomia, com agilidade, com modernidade, na verdade, é fundamental para que, inclusive, a credibilidade dos meios de comunicação de massa se desenhe, que a credibilidade do século passado se mantenha”.

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina Valci Zuculoto conta que a Rádio Nacional foi uma referência no Brasil na era em que o rádio reinava absoluto como meio de comunicação.

“A Rádio Nacional padronizou o nosso rádio, o rádio brasileiro. Ela padronizou o rádio que é hegemônico no Brasil, que é o rádio comercial. E que é o rádio que desenhou todo o nosso modelo. Toda constituição do que nós somos, do que é o país social, cultural e economicamente, cultura brasileira mesmo é muito marcada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Como testemunha ocular da história, o Repórter Esso, veiculado pela Nacional no Rio de Janeiro entre 1941 e 1968, também teve um papel de destaque na formação do radiojornalismo brasileiro, como acrescenta a pesquisadora Valci Zuculoto.

“O radiojornalismo brasileiro se constitui e passa a construir o seu modelo a partir do Repórter Esso. Era a Rádio Nacional que produzia. Os manuais de radiojornalismo começaram com Heron Domingues com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Em um tempo que a TV ainda estava começando, a Rádio Nacional foi responsável pelo lançamento de centenas de cantores, influenciou a formação de torcidas brasileiras e fez coberturas importantes, como a da Segunda Guerra Mundial. Seguindo com seu papel de comunicação pública, passou por transformações e inovações técnicas, e hoje está presente na TV e na internet.

 

*Essa é a primeira reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo realiza mutirão de vacinação de crianças

Neste domingo, a vacinação contra doenças como gripe, sarampo, poliomielite e febre amarela continua em postos instalados em parques da cidade e na avenida paulista.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer pede autorização para aplicação de reforço em adolescentes

O pedido foi recebido pela Anvisa nessa sexta-feira, que deve responder em até 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde confirma mais três casos de varíola dos macacos

Agora, são 17 pessoas no Brasil que estão ou estiveram com a doença.

Baixar arquivo