Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

Patrimônio nacional, emissora agora estreia jornal na TV Brasil

Publicado em 05/04/2021 - 17:29 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há mais de 80 anos, a Rádio Nacional leva informação e entretenimento aos brasileiros. Criada como empresa privada do jornal A Noite no final da década de 30 no Rio de Janeiro, passou a ser patrimônio da União a partir de 1940.

De acordo com a historiadora e pesquisadora Lia Calabre, autora do livro A Era do Rádio, a Rádio Nacional investiu na diversidade cultural brasileira e se solidificou como uma rádio estatal.

“Ela tinha uma programação que buscava ser efetivamente nacional em termos de alcance, em termos de noticiário, em termos de diversidade, de programa. A importância de uma rádio estatal com autonomia, com agilidade, com modernidade, na verdade, é fundamental para que, inclusive, a credibilidade dos meios de comunicação de massa se desenhe, que a credibilidade do século passado se mantenha”.

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina Valci Zuculoto conta que a Rádio Nacional foi uma referência no Brasil na era em que o rádio reinava absoluto como meio de comunicação.

“A Rádio Nacional padronizou o nosso rádio, o rádio brasileiro. Ela padronizou o rádio que é hegemônico no Brasil, que é o rádio comercial. E que é o rádio que desenhou todo o nosso modelo. Toda constituição do que nós somos, do que é o país social, cultural e economicamente, cultura brasileira mesmo é muito marcada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Como testemunha ocular da história, o Repórter Esso, veiculado pela Nacional no Rio de Janeiro entre 1941 e 1968, também teve um papel de destaque na formação do radiojornalismo brasileiro, como acrescenta a pesquisadora Valci Zuculoto.

“O radiojornalismo brasileiro se constitui e passa a construir o seu modelo a partir do Repórter Esso. Era a Rádio Nacional que produzia. Os manuais de radiojornalismo começaram com Heron Domingues com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Em um tempo que a TV ainda estava começando, a Rádio Nacional foi responsável pelo lançamento de centenas de cantores, influenciou a formação de torcidas brasileiras e fez coberturas importantes, como a da Segunda Guerra Mundial. Seguindo com seu papel de comunicação pública, passou por transformações e inovações técnicas, e hoje está presente na TV e na internet.

 

*Essa é a primeira reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Tóquio: seleção de vôlei feminino vence Quênia e vai para as quartas

Invicta na Olimpíada de Tóquio, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu nesta segunda-feira (2) o Quênia por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/16 e 25/8. A partida foi realizada na Arena de Ariake, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Justiça

Presídios federais podem retomar visitas presenciais

Com o avanço da vacinação, o Ministério da Justiça resolveu autorizar o retorno gradual de visitas aos presos em presídios federais.

Baixar arquivo
Saúde

90% dos brasileiros tomariam qualquer vacina contra a covid-19

O dado é da 4ª edição do estudo ‘Os brasileiros, a pandemia de Covid-19 e o consumo’ da CNI, Confederação Nacional da Indústria.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: Alison e Álvaro avançam para as quartas de final

A dupla Alison e Álvaro Filho venceu os mexicanos Josue Gaxiola e Jose Rubio por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/13. A partida foi realizada no Parque Shiokaze, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Educação

São Paulo tem início da volta às aulas presenciais

As escolas de São Paulo receberam autorização do governo do estado de retorno de 100% das atividades presenciais, caso tenham como comportar capacidade total mantendo o protocolo de segurança.

Baixar arquivo
Educação

Ensino presencial está de volta em escolas no município do Rio

O ensino presencial está de volta em 1.542 unidades. Apenas uma escola na cidade do Rio de Janeiro continua oferecendo somente o ensino remoto porque o prédio está em obras.

Baixar arquivo