Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Publicado em 17/09/2021 - 15:11 Por Marcelo Alencar - Rádio Cultura FM - Belém (PA)

A corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA) é de sisal e foi confeccionado em Santa Catarina com 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. Este ano o símbolo vai ficar apenas em demonstração para os devotos em 95 paróquias de Belém. O diretor de procissões da festividade, Mário Tuma Junior, explica que este ano ainda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Para chegar em Belém a corda foi dividida em duas partes de 400 metros. No sábado, dia 25 de setembro, a partir das 14h30, a corda do Círio 2021 vai passar por vistoria pela diretoria da festa de Nazaré

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão.

A corda foi introduzida no Círio em 1885 quando uma enchente da baía do Guajará alagou a orla de Belém, desde o mercado do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo