Estimular a criatividade é o caminho para brincar, diz pesquisadora

Publicado em 19/10/2021 - 15:58 Por Beatriz Albuquerque* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Corda. Pique esconde. Skate. Bola. Cada criança tem uma preferência, mas todas elas gostam e precisam brincar. Mas será que os pequenos estão brincando mesmo? Ou essa atividade milenar está perdendo espaço para TV, celular e videogame?

Carmem Sophia é mãe da Raquel e do Daniel. Ela conta que sempre monitora o tempo de tela dos filhos e os estimula a fazer atividades diferentes, mesmo com as queixas recorrentes de estarem entediados longe da televisão.

Estimular a criatividade é o melhor caminho mesmo. Ângela Barcellos Café, professora da Universidade de Brasília, contadora de histórias e pesquisadora sobre a ludicidade, explica que a ação de brincar pode acontecer com ou sem material, já que próprio corpo pode ser o brinquedo, como, por exemplo, em atividades de correr, pique-pega, saltar, lançar, equilibrar. A professora garante que em todas as brincadeiras existe um aprendizado.

Ângela garante que a criança sempre vai saber como brincar, mesmo sem material nenhum, porque essa é uma atividade ancestral. Crianças sempre brincaram ao longo de toda história da humanidade. Ela admite que as telas, as cores, os sons e o brilho dos brinquedos modernos chamam a atenção dos pequenos. Mas brincadeiras com sucatas, materiais baratos ou mesmo só com a criatividade de pais e filhos são muito ricas.

Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais alerta para os enormes prejuízos causados às crianças por uma exposição excessiva às telas. Eles vão desde a dificuldade de aprendizagem, de interação social e de criar vínculos, até a de adaptação ao meio social e aos desafios impostos pela sociedade.

*com sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Rebeca Andrade renova contrato com o Flamengo até o final de 2024

A campeã olímpica e mundial, que está no clube há dez anos, assinou novo compromisso visando os Jogos Olímpicos de Paris; acompanhe também informações sobre os Jogos Pan-Americanos Júnior, rugby e futebol feminino.

Baixar arquivo
Segurança

Teste nas urnas e sistemas do TSE demonstram segurança

O TPS 2021 terminou no último sábado e os investigadores passaram seis dias em busca de vulnerabilidades nas urnas e em outros sistemas usados pelo TSE.

Baixar arquivo
Esportes

Rodada de terça da Série A do Campeonato Brasileiro tem quatro jogos

Juventude e Bragantino, Flamengo e Ceará, América-MG e Chapecoense e Cuiabá e Palmeiras entram em campo nesta terça-feira, na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Rio Grande do Norte recebe pontos de conexão 5G e computadores

Ao todo, 30 pontos de conexão 5G foram entregues no nordeste do estado potiguar. Esses pólos se somam aos mais de 14 mil pontos instalados em todo país pelo programa Wi-Fi Brasil

Baixar arquivo
Saúde

Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

A embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo.

Baixar arquivo
Justiça

Julgamento do caso boate Kiss: saiba o que diz a defesa do quatro réus

Segunda reportagem sobre o julgamento, marcado para esta quarta, traz os argumentos de defesa dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann (sócios da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha (produtor de palco).

Baixar arquivo