Há cinco anos, Bob Dylan era laureado com o Nobel de Literatura

Publicado em 13/10/2021 - 09:39 Por Rádio Nacional - Brasília

Cantor, compositor, ator, pintor e escritor. Bob Dylan construiu uma trajetória admirável internacionalmente, que rendeu a ele o Prêmio Nobel de Literatura. O artista foi nomeado ganhador do Nobel, em 13 de outubro de 2016, “por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana”.
 
Nascido em 1941 e neto de imigrantes judeus, Bob Dylan estudou na Universidade de Minnesota. Quando se mudou para Nova Iorque em 1961, começou a cantar em clubes e cafés. A indicação ao Prêmio Nobel de Literatura considerou os trabalhos desenvolvidos pelo artista desde 1962 na música popular. O cantor também publicou livros. Em 1971, lançou uma coleção de poesia em prosa, sob o título Tarantula. Em 2004, escreveu a autobiografia Chronicles.
 
Reflexões sobre sua própria vida, relacionamentos e crenças religiosas estão entre os temas abordados em suas produções escritas, com influência do modernismo e do beatnik, um movimento literário que teve sua origem nos Estados Unidos nos anos 1950.
 
O artista não compareceu à cerimônia de premiação, em dezembro de 2016. Somente no início de abril de 2017, Bob Dylan foi a Estocolmo, na Suécia, para ser agraciado em uma reunião particular na Academia Sueca. Como requisito para receber o Nobel, os agraciados precisam fazer uma palestra em até seis meses após o anúncio. O artista cumpriu o compromisso faltando dias antes de encerrar o prazo, em junho de 2017. Bob Dylan disse que, depois que foi indicado para o prêmio, começou a refletir sobre a relação entre a sua música e a literatura. Dylan também destacou que os livros que leu na escola influenciaram seu trabalho de compositor. Entre eles, citou Dom Quixote, Robinson Crusoé, Moby Dick e Odisseia. Além do título do Prêmio Nobel de Literatura, o artista também recebeu US$ 900 mil.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo