Há cinco anos, Bob Dylan era laureado com o Nobel de Literatura

Publicado em 13/10/2021 - 09:39 Por Rádio Nacional - Brasília

Cantor, compositor, ator, pintor e escritor. Bob Dylan construiu uma trajetória admirável internacionalmente, que rendeu a ele o Prêmio Nobel de Literatura. O artista foi nomeado ganhador do Nobel, em 13 de outubro de 2016, “por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana”.
 
Nascido em 1941 e neto de imigrantes judeus, Bob Dylan estudou na Universidade de Minnesota. Quando se mudou para Nova Iorque em 1961, começou a cantar em clubes e cafés. A indicação ao Prêmio Nobel de Literatura considerou os trabalhos desenvolvidos pelo artista desde 1962 na música popular. O cantor também publicou livros. Em 1971, lançou uma coleção de poesia em prosa, sob o título Tarantula. Em 2004, escreveu a autobiografia Chronicles.
 
Reflexões sobre sua própria vida, relacionamentos e crenças religiosas estão entre os temas abordados em suas produções escritas, com influência do modernismo e do beatnik, um movimento literário que teve sua origem nos Estados Unidos nos anos 1950.
 
O artista não compareceu à cerimônia de premiação, em dezembro de 2016. Somente no início de abril de 2017, Bob Dylan foi a Estocolmo, na Suécia, para ser agraciado em uma reunião particular na Academia Sueca. Como requisito para receber o Nobel, os agraciados precisam fazer uma palestra em até seis meses após o anúncio. O artista cumpriu o compromisso faltando dias antes de encerrar o prazo, em junho de 2017. Bob Dylan disse que, depois que foi indicado para o prêmio, começou a refletir sobre a relação entre a sua música e a literatura. Dylan também destacou que os livros que leu na escola influenciaram seu trabalho de compositor. Entre eles, citou Dom Quixote, Robinson Crusoé, Moby Dick e Odisseia. Além do título do Prêmio Nobel de Literatura, o artista também recebeu US$ 900 mil.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo