No Rio de Janeiro Dia da Consciência Negra terá atividades culturais

Publicado em 19/11/2021 - 17:32 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, neste sábado, 20 de novembro, começam às 6 horas da manhã, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade.

Ás 9h da manhã, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, também no centro.

Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde e, em Padre Miguel, na zona oeste, o grupo Terreiro de Crioulo canta clássicos do samba.

À tarde, o governo do estado lança o edital Povos Tradicionais Presentes RJ, que prevê investimentos de R$ 5 milhões para premiar projetos desse segmento cultural.

Serão aceitas manifestações culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro do ano que vem e as informações estão no site da secretaria de Cultura do estado.

O dia termina com a volta do baile Charme do viaduto de Madureira, na zona norte do Rio. Depois de quase dois anos sem passinhos, o maior evento do ritmo no país, retorna com a Noite da Consciência Negra.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Catolé do Rocha, na Paraíba, está aniversariando com muitas nuvens, previsão de chuva isolada e temperatura indicando de 21 a 32º C.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros

Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

Baixar arquivo