No Rio de Janeiro, as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, neste sábado, 20 de novembro, começam às 6 horas da manhã, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade.
Ás 9h da manhã, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, também no centro.
Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde e, em Padre Miguel, na zona oeste, o grupo Terreiro de Crioulo canta clássicos do samba.
À tarde, o governo do estado lança o edital Povos Tradicionais Presentes RJ, que prevê investimentos de R$ 5 milhões para premiar projetos desse segmento cultural.
Serão aceitas manifestações culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia. As inscrições vão até o dia 04 de janeiro do ano que vem e as informações estão no site da secretaria de Cultura do estado.
O dia termina com a volta do baile Charme do viaduto de Madureira, na zona norte do Rio. Depois de quase dois anos sem passinhos, o maior evento do ritmo no país, retorna com a Noite da Consciência Negra.