Há 20 anos, primeira mulher negra levava Oscar de Melhor Atriz
“Este momento é muito maior do que eu. Este momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll. É para as mulheres que estão ao meu lado, Jada Pinkett, Angela Bassett, Vivica Fox. E é para cada mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta esta noite foi aberta.” Foi assim que a norte-americana Halle Berry, de 35 anos, deu início ao seu discurso de agradecimento, em 24 de março de 2002, ao se tornar a primeira mulher negra a receber o Oscar de Melhor Atriz.
Halle Berry foi premiada pela atuação no longa Monster’s Ball, em português A Última Ceia. A atriz interpretou Leticia Musgrove, uma mulher negra que encara a criação do filho sozinha depois que o marido é condenado à morte e ainda tem que lidar com dificuldades financeiras e racismo.
Em 2002, na mesma premiação em Hollywood, o ator Denzel Washington levou o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho no filme Dia de Treinamento. Foi também a primeira vez que dois atores negros receberam estatuetas de destaque na atuação em uma mesma edição do Oscar.
Antes de Halle Berry, atrizes negras já tinham recebido prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante. Em 1940, Hattie McDaniel fez história ao se tornar a primeira afro-americana a ganhar um Oscar por sua atuação no filme E o vento levou. Em 1991, Whoopi Goldberg também foi premiada por seu trabalho em Ghost.
Duas décadas depois da vitória de Halle Berry, nenhuma outra mulher negra voltou a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. Alguns grandes nomes até foram indicados na mesma categoria mas não levaram a estatueta para casa.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: José Maria Pardal