Dia Mundial da Língua Portuguesa: uso de termo neutro é polêmico

Publicado em 05/05/2022 - 08:07 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa. É a língua que a gente usa todos os dias e que volta e meia passa por mudanças. Vai acento, vem hífen, sai trema… Mas uma outra alteração gera polêmica. É a adoção de termos com neutralidade de gênero, principalmente quando isso ocorre na escola.

A professora de ensino básico Arian Renee Fuentes Pérez acredita que é preciso ter outras prioridades. "As línguas derivadas do latim tem os gêneros feminino e masculino do substantivo".

Por motivos ideológicos, alguns agentes públicos decidiram proibir o uso da linguagem neutra. E, agora, essas proibições são questionadas na Justiça.

A artista Katrinna Luna, que é travesti, defende a adoção de termos e pronomes que contemplem as pessoas não binárias - que não limitam sua identidade de gênero ao masculino ou ao feminino. Para ela é uma questão de garantir o pertencimento e a inclusão dos não binários.

A linguista e professora da Universidade de Brasília, Rosineide Magalhães de Sousa, afirma que a língua é dinâmica e deve ser usada de acordo com o contexto. Ela conta que as mudanças fazem parte da história, porque as pessoas vão reivindicando seus direitos e a linguagem também vai se adaptando de acordo com as realidades sociais, como o inclusão do uso de "todes"".

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 2019 pela Unesco. De acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o idioma é falado por 265 milhões de pessoas, distribuídas em nove países, localizados em quatro continentes.

*com produção de Michelle Moreira

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo