Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Publicado em 17/05/2022 - 12:59 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

 

Morreu nesta terça-feira (17), aos 95 anos, a cantora Helena de Lima, uma das divas da Rádio Nacional. Helena vivia no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro e morreu de causas naturais. 

Na nota em que comunicou o falecimento, a casa destacou que a cantora se manteve fazendo o que amava mesmo depois dos 90 anos, cantando e espalhando seu talento sem igual.

Seu último álbum, Sentimentos, foi gravado em 2007, mas até poucos anos atrás ela ainda fazia shows na noite carioca. Helena de Lima começou sua carreira na década de 40, após se apresentar como caloura no programa de César Ladeira na Rádio Nacional. 

Em 1948, começou a trabalhar como cantora na famosa boate Pigalle, que funcionava na zona sul do Rio, e assim deu início a uma intensa agenda como cantora da noite do Rio e de São Paulo. 

Suas apresentações na boate Cangaceiro marcaram época.

A interprete de "Estão Voltando as Flores", gravou seu primeiro disco em 1950, e dois anos depois ela se tornou uma das artistas do rol da gravadora Continental. 

Além de ter feito parte do elenco da Rádio Nacional, Helena também fez trabalhos na telinha, participando de programas da TV Paulista e da TV Record, em São Paulo. 

O velório está marcado para esta terça-feira (17) data em que a cantora completaria 96 anos. O enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo