Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Publicado em 17/05/2022 - 12:59 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

 

Morreu nesta terça-feira (17), aos 95 anos, a cantora Helena de Lima, uma das divas da Rádio Nacional. Helena vivia no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro e morreu de causas naturais. 

Na nota em que comunicou o falecimento, a casa destacou que a cantora se manteve fazendo o que amava mesmo depois dos 90 anos, cantando e espalhando seu talento sem igual.

Seu último álbum, Sentimentos, foi gravado em 2007, mas até poucos anos atrás ela ainda fazia shows na noite carioca. Helena de Lima começou sua carreira na década de 40, após se apresentar como caloura no programa de César Ladeira na Rádio Nacional. 

Em 1948, começou a trabalhar como cantora na famosa boate Pigalle, que funcionava na zona sul do Rio, e assim deu início a uma intensa agenda como cantora da noite do Rio e de São Paulo. 

Suas apresentações na boate Cangaceiro marcaram época.

A interprete de "Estão Voltando as Flores", gravou seu primeiro disco em 1950, e dois anos depois ela se tornou uma das artistas do rol da gravadora Continental. 

Além de ter feito parte do elenco da Rádio Nacional, Helena também fez trabalhos na telinha, participando de programas da TV Paulista e da TV Record, em São Paulo. 

O velório está marcado para esta terça-feira (17) data em que a cantora completaria 96 anos. O enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo