Reinserção social: no Maranhão detentos produzem matracas artesanais

Publicado em 20/05/2022 - 21:33 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luis-MA

Quem já assistiu ou ouviu alguma das apresentações dos grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão está acostumado com a percussão das matracas. Esse instrumento de madeira constituído de duas tábuas, com tamanhos variados, que são tocadas batendo-se uma contra a outra pelos brincantes, chamados de macaqueiros, é fundamental para marcar o ritmo das toadas e das cantigas em alguns grupos de Bumba Meu Boi. 

E na retomada dos festejos juninos no estado, programados para começar entre maio e julho deste ano, o Programa Trabalho com Dignidade promovido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária está utilizando a cultura tradicional para promover a reinserção social de pessoas que cumprem pena no sistema prisional.  Essas pessoas estão sendo capacitadas para produção de itens do artesanato regional, entre eles as matracas.

O professor Neto de Asile, diretor de patrimônio imaterial da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão comenta a iniciativa de usar a cultura tradicional como ferramenta de reinserção social: " A cultura é um instrumento de fortalecimento de laço identitários. Muitas vezes enfraquecidos ou totalmente destruídos pela pelo confinamento dentro dos sistemas, dentro das cadeias, dentro dos presídios."

Todos os instrumentos produzidos serão colocados à venda em um dos arraiais mais tradicionais da capital. O Ipem Calhau. Como destaca o administração penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade: "Então lá teremos matracas para venda, teremos o pescador enfeitado de São João para venda, outros bonecos, outros artesanatos que a gente faz já rotineiramente no sistema prisional, todo para venda".

 A ideia inicial era a produção de quinhentas matracas nas oficinas construídas dentro dos presídios do Maranhão. Mas agora a expectativa é que sejam confeccionadas até três mil ao longo do período junino.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo