Reinserção social: no Maranhão detentos produzem matracas artesanais

Publicado em 20/05/2022 - 21:33 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luis-MA

Quem já assistiu ou ouviu alguma das apresentações dos grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão está acostumado com a percussão das matracas. Esse instrumento de madeira constituído de duas tábuas, com tamanhos variados, que são tocadas batendo-se uma contra a outra pelos brincantes, chamados de macaqueiros, é fundamental para marcar o ritmo das toadas e das cantigas em alguns grupos de Bumba Meu Boi. 

E na retomada dos festejos juninos no estado, programados para começar entre maio e julho deste ano, o Programa Trabalho com Dignidade promovido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária está utilizando a cultura tradicional para promover a reinserção social de pessoas que cumprem pena no sistema prisional.  Essas pessoas estão sendo capacitadas para produção de itens do artesanato regional, entre eles as matracas.

O professor Neto de Asile, diretor de patrimônio imaterial da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão comenta a iniciativa de usar a cultura tradicional como ferramenta de reinserção social: " A cultura é um instrumento de fortalecimento de laço identitários. Muitas vezes enfraquecidos ou totalmente destruídos pela pelo confinamento dentro dos sistemas, dentro das cadeias, dentro dos presídios."

Todos os instrumentos produzidos serão colocados à venda em um dos arraiais mais tradicionais da capital. O Ipem Calhau. Como destaca o administração penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade: "Então lá teremos matracas para venda, teremos o pescador enfeitado de São João para venda, outros bonecos, outros artesanatos que a gente faz já rotineiramente no sistema prisional, todo para venda".

 A ideia inicial era a produção de quinhentas matracas nas oficinas construídas dentro dos presídios do Maranhão. Mas agora a expectativa é que sejam confeccionadas até três mil ao longo do período junino.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo