Rio de Janeiro foi o centro da geração Rock Brasil

Publicado em 13/05/2022 - 08:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Rio de Janeiro foi o grande centro para a geração conhecida como Rock Brasil. Logo no começo dos anos 1980, a cidade tinha um palco - o Circo Voador -, uma rádio - a Maldita Fluminense FM - e as grandes gravadoras.

Tinha também muita banda talentosa, como a Blitz, que surgiu no teatro e, logo no começo da década, lançou o álbum de estreia que mudou os rumos do mercado musical. Para o líder da Blitz, Evandro Mesquita, diferente de Brasília e São Paulo, o rock feito no Rio trazia um som mais pop, com o clima ensolarado da cidade.

Mesquita afirma que o Circo Voador - que surgiu no Arpoador, no verão de 1982, e depois mudou para a Lapa - foi decisivo para levar as bandas para os grandes palcos.

Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e muitas outras bandas representam o Rio na geração Rock Brasil. E também é carioca o Rock in Rio, realizado pela primeira vez em 1985 e que rapidamente se tornou um dos maiores festivais de música do mundo.

*Com sonoplastia de Messias Melo

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo