Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Mayrink Veiga

Publicado em 06/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

A rádio de prefixo  S - O - A - J foi batizada com o nome de seu proprietário, o comendador Alfredo Mayrink Veiga, que era também o dono de um dos maiores estabelecimentos comerciais de exportação e importação do país.  

Nos anos 40, a rádio Mayrink Veiga mudou de mãos. Metade de suas ações foi comprada pela Organização Victor Costa e depois vendida para Assis Chateaubriand. 

Nos anos 60, a outra metade das ações da estação, que ainda pertencia a família Mayrink veiga, foi adquirida por Miguel Leuzzi,  um médico e político paulista, proprietário da Rede Piratininga de Radiodifusão, que transformou sua programação.

A rádio permaneceu no ar até 1964.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
 100 anos rádio, por Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo
Geral

Lançada a identidade nacional com todas as informações do cidadão

Lançada pelo governo federal, a nova carteira de identidade vai reunir todas as informações do cidadão em um único documento. O modelo vai ser padronizado para todos os estados e o DF, usando o CPF como número de registro nacional.

Baixar arquivo
Economia

Programa Brasil Mais lança modalidades para micro e pequenas empresas

As micro, pequenas e médias empresas de todo o país vão contar com duas novas modalidades de atendimento do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Economia

Empreendedores aprovam nova versão do aplicativo de compras do governo

O aplicativo de compras públicas do governo federal recebeu nova versão em maio deste ano, e desde então mais de 100 mil empreendedores baixaram a ferramenta e se registraram para vender produtos ou serviços ao governo em processos que dispensam licitação.

Baixar arquivo
Cultura

Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins de 2022

O bumbá venceu o Garantido e levou para o bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parantinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários.

Baixar arquivo