O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro. A data lembra a visita dos Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - ao menino Jesus. Essa história bíblica, da tradição católica, é inspiração para os festejos da Folia de Reis que começam na véspera de Natal e se encerram no Dia de Reis.
Essa manifestação popular tem origem portuguesa e chegou ao Brasil durante a colonização. Em Portugal e em outras localidades na Península Ibérica, era costume trocar presentes com cantos e danças de porta em porta.
A tradição ganhou visibilidade no século XIX. Minas Gerais e Goiás são os estados em que as festividades populares ainda são bastante fortes até hoje com cantos, ritos, melodias, danças e ritmos.
Durante os festejos, assim como os reis magos saíram em busca de Jesus, as companhias também fazem uma peregrinação. A realização da festa teria uma raiz religiosa e seria fruto de uma promessa do mestre da Companhia. Com a Bandeira dos Três Reis Santos, os foliões visitam os devotos e são recebidos com comidas e bebidas. E, em meio à festança, há alguns lugares que preservam a reza do terço na passagem pelas casas.
Em outros países, como a Espanha, por exemplo, existe o desfile Cabalgata de los Reyes Magos no dia anterior. Representando Belchior, Gaspar e Baltazar, os artistas passam pela cidade a cavalo e são recebidos com canções natalinas. E, à noite, as crianças deixam um lanchinho para os Reis Magos. É para eles que as crianças escrevem suas cartinhas e recebem presentes no dia 6 de janeiro.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo