História Hoje: Folia de Reis tem origem portuguesa

Publicado em 06/01/2023 - 09:42 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rádio Nacional - Brasília

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro. A data lembra a visita dos Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - ao menino Jesus. Essa história bíblica, da tradição católica, é inspiração para os festejos da Folia de Reis que começam na véspera de Natal e se encerram no Dia de Reis.

Essa manifestação popular tem origem portuguesa e chegou ao Brasil durante a colonização. Em Portugal e em outras localidades na Península Ibérica, era costume trocar presentes com cantos e danças de porta em porta.

A tradição ganhou visibilidade no século XIX. Minas Gerais e Goiás são os estados em que as festividades populares ainda são bastante fortes até hoje com cantos, ritos, melodias, danças e ritmos.

Durante os festejos, assim como os reis magos saíram em busca de Jesus, as companhias também fazem uma peregrinação. A realização da festa teria uma raiz religiosa e seria fruto de uma promessa do mestre da Companhia. Com a Bandeira dos Três Reis Santos, os foliões visitam os devotos e são recebidos com comidas e bebidas. E, em meio à festança, há alguns lugares que preservam a reza do terço na passagem pelas casas.

Em outros países, como a Espanha, por exemplo, existe o desfile Cabalgata de los Reyes Magos no dia anterior. Representando Belchior, Gaspar e Baltazar, os artistas passam pela cidade a cavalo e são recebidos com canções natalinas. E, à noite, as crianças deixam um lanchinho para os Reis Magos. É para eles que as crianças escrevem suas cartinhas e recebem presentes no dia 6 de janeiro.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo