Família de Chico Science lança site com arquivos do músico

Publicado em 30/04/2023 - 09:33 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O caos e a lama marcaram a história da música brasileira. O movimento manguebeat jogou luzes para a periferia de Recife, para uma ebulição de ritmos como o maracatu, rock, hiphop e música eletrônica.

A frente desse movimento, Chico Science, com sua Nação Zumbi, transformaram a música dos anos de 1990.

Mas com apenas dois discos gravados, em 1997, Chico partia, aos 30 anos, após um acidente de carro numa rua entre Recife e Olinda.

26 anos depois do trágico acidente, parte da história de Chico Science chega ao público. Em março, a família do músico lançou um site com arquivos pessoais do artista.

A irmã de Chico, Goretti França, responsável pelo projeto, fala sobre o que o fã já pode encontrar nas anotações do músico.

O manifesto “Caranguejos com Cérebro”, de 1992, de Fred 04, líder do Mundo Livre S/A, deu voz ao manguebeat e alertou que “bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo”.

E Recife, com seus mangues e rios, sua desigualdade social, sua sonoridade, passou a ser cantada por jovens de todos os cantos.

Após tanto tempo, o caos e as injustiças, continuam atuais. O colega jornalista Lucas Pordeus Leon gravou um áudio, interpretando um texto do artista presente em um dos cadernos do arquivo.

Goretti França fala, também, da herança de seu irmão Chico Science, das ideias sempre a frente de seu tempo.

Está prevista a digitalização completa de 27 cadernos em que Chico anotava ideias para músicas, fazia listas e escrevia poesias. No momento, foram divulgados apenas 7 cadernos. A ideia é que a cada 3 meses, sejam lançados mais 7 arquivos.

Esse material e outras intimidades de Chico podem ser acessados no site: acervochicoscience.com.br.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo