Meteorito que caiu em Pernambuco vai para Museu Nacional no Rio

A rocha pesa 2,8 kg e homenageia cidade de Santa Filomena-PE

Publicado em 13/04/2023 - 18:29 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Museu Nacional apresentou a mais nova peça de seu acervo, nesta quinta-feira (13). É o meteorito Santa Filomena, o primeiro adquirido após o incêndio no Museu Nacional, em 2018. A peça de 2,8 kg recebeu este nome em homenagem a cidade de Santa Filomena, em Pernambuco, onde foi encontrado .

Esse pedaço de meteorito é parte de um de 40 kg, que se despedaçou durante a queda. A professora e curadora de meteoritos do Museu Nacional, Maria Elizabeth Zucolotto, dá detalhes do meteorito que caiu. A pesquisa foi conduzida pelo grupo "Meteoríticas" composto só de pesquisadoras mulheres.

O meteorito estava a uma distância de 150 milhões de km da Terra, num espaço sem planetas, que fica entre Marte e Júpiter. E caiu numa velocidade de 54 mil quilômetros por hora. Foi a primeira vez que a queda foi registrada por câmeras de monitoramento do clima. Isso é importante para saber a posição e a hora exata que ele caiu.

Tanto o fato de cair em espaço urbano, como o de ter câmeras que registraram o fenômeno o torna atípico. 

Ainda não existe lei sobre posse dos meteoritos, mas está em tramitação no Congresso Nacional, um projeto de lei que define que 20% de um novo meteorito encontrado deverá ser disponibilizado para uma instituição científica. 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, disse que a previsão de reabertura parcial do espaço será no dia 6 de junho do ano que vem.

Edição: Paula de Castro - Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo