Senado reconhece escolas de samba como manifestação cultural

Publicado em 05/04/2023 - 09:07 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As escolas de samba do país podem ser oficialmente reconhecidas como manifestação cultural nacional. O projeto de lei que foi aprovado em sessão plenária no Senado, segue agora para sanção do presidente Lula e, se foi confirmado pelo Executivo, entra em vigor na data da publicação.

A nova lei, que também garante a livre atividade das escolas de samba e a realização dos desfiles, será batizada de Lei Nelson Sargento, em homenagem ao cantor, compositor e ex-presidente de honra da Mangueira, que morreu em 2021.

Para o secretário-geral da Fenasamba, a Federação Nacional das Escolas de Samba, Moacir Oliveira, o Moa, esta lei é um avanço importante porque dá poder às escolas de samba de reivindicar junto aos três níveis de governo a adoção de políticas públicas que efetivamente garantam a manutenção das agremiações e a realização dos desfiles.

Moa destaca que a regulamentação da lei vai ser fundamental para definir como a ajuda vai chegar as mais de 600 entidades carnavalescas do Amapá ao Rio Grande do Sul, cadastradas na Fenasamba, e que a maioria desenvolve trabalho social.

O projeto, da deputada federal Maria do Rosário, do PT gaúcho, foi aprovado em 2021 pela Comissão de Educação do Senado.

Durante os debates do projeto na Câmara e no Senado, os parlamentares destacaram que as escolas de samba são fontes de renda durante todo o ano para famílias das comunidades, a exemplo dos ateliês de confecção das fantasias.

 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo