Assédio é comum entre mulheres profissionais de música

Pesquisa aponta que 8 em cada 10 mulheres já foi vítima desse crime

Publicado em 03/05/2023 - 12:11 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Levantamento feito pela União Brasileira de Compositores aponta que 8 em cada 10 mulheres profissionais da música já sofreram assédio em algum momento da carreira no mercado fonográfico e quase 9 também em um universo de 10 foram vítimas de discriminação de gênero no ambiente de trabalho.

Segundo a gerente de Comunicação da UBC e coordenadora do projeto, Camila Ventura, a edição complementar do relatório Por Elas Que Fazem A Música 2023, apresentada nesta semana, revela dificuldades e experiências pessoais de mulheres em depoimentos sobre a misoginia no mercado musical, uma realidade de um ambiente que é silenciosamente hostil a elas.

A edição anual do relatório foi lançada em março.

Camila salienta que a União Brasileira de Compositores tem acompanhado casos recentes de discriminação e assédio na indústria do entretenimento e a análise mostra que no mercado da música não é diferente.

Por isso, destacou que transformar essa dor em dados mostra a urgência em debater novos modelos de pensamentos e relações e a necessidade de equiparação de direitos, condições de trabalho e rendimentos entre homens e mulheres no mercado musical, o que beneficiaria toda a cadeia produtiva.

Mais de 250 autoras, cantoras, produtoras, intérpretes e profissionais do setor da música do Brasil participaram do levantamento. Muitas deixaram depoimentos sobre situações de discriminação e assédio ligados ao simples fato de serem mulheres. 

Seguindo as classificações do IBGE, a maioria das participantes da pesquisa, 67%, se identificou como branca, seguidas de pardas, 18%, e pretas, 13%. Participaram também mulheres indígenas, 1,5% e amarelas, 0,5%.  65% são heterossexuais e a maior parte delas tem entre 31 e 40 anos.

Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeir

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo
Esportes

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios no Gran Prix de Zagreb

O domingo foi com três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. 

Baixar arquivo
Esportes

Corredor Alison dos Santos, o Piu, conquista troféu em Bruxelas

O brasileiro conquistou o troféu da Liga Diamante nos 400 metros com barreiras, sagrando-se bi campeão da competição.

Baixar arquivo
Geral

Após agressão, Pablo Marçal abre boletim de ocorrência contra Datena

José Luiz Datena, do PSDB, atingiu o candidato do PRTB com uma cadeira durante debate promovido pela TV Cultura, após Marçal citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador. 

Baixar arquivo
Cultura

Mostra de Cinemas Africanos exibe mais de 30 filmes em Salvador

Com destaque para a diversidade cultural e histórica do continente africano, a programação, que vai de 18 a 25 de setembro, inclui exibições de filmes, oficinas e um encontro inédito entre profissionais do audiovisual africano e brasileiro.

Baixar arquivo