História Hoje: há 241 anos nascia o violinista Niccolò Paganini

Publicado em 27/10/2023 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Em 27 de outubro de 1782, nascia em Gênova, na Itália, Niccolò Paganini, considerado um representante do Romantismo que renovou o jeito de tocar violino.

Recebeu as primeiras lições do pai, Antônio, e antes mesmo dos seis anos, teve aulas com os melhores professores da cidade. Mas as primeiras apresentações em público começaram aos oito anos. Aos 13 anos, ficou conhecido como a "criança-maravilha". Viajou à cidade de Parma para ampliar o conhecimento, mas os professores disseram que não tinham nada a acrescentar. Passou, então, a fazer seus próprios exercícios e chegava a tocar 15 horas por dia. Foi quando também começou a compor - mas só aos 27 anos Paganini passou a executar as próprias composições. 

Em 1828, aos 45 anos, iniciou uma volta à Europa que durou seis anos. Por onde passava era aclamado: a execução de passagens delicadas chegava arrancar lágrimas de quem assistia. Por vezes, tocava com tanta energia e velocidade que as pessoas diziam que Paganini tinha pacto com o Diabo. 

Ele gostava de mostrar habilidades, como afinar a corda sol meio tom acima ou tocar apenas com a corda sol, cortando as outras três. Também inovou: memorizava todo o programa, subia no palco e tocava sem partitura. Paganini ganhou muito dinheiro, mas gastava com jogatina e mulheres.

Chegou a perder até o violino no jogo, mas um rico mercador francês emprestou-lhe outro. Depois do concerto, o mercador ficou tão entusiasmado que deu de presente o instrumento a Paganini. Este violino foi legado ao povo de Gênova, e até hoje está preservado no museu dedicado ao artista.

Considerado por muitos como o maior de todos os tempos, foi um ídolo que influenciou compositores como Schumann, Liszt e Berlioz. Compôs várias obras, entre elas os 24 caprichos para violino. Paganini morreu na cidade de Nice, na França, em 27 de maio de 1840, aos 58 anos. 

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje 

Edição: Beatriz Arcoverde 

Apresentação: José Carlos Andrade 

Sonoplastia: Messias Melo

Publicação Web: Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Brasília amanhece encoberta por fumaça de incêndio no Parque Nacional

Um incêndio, nesse domingo (15), tomou conta do Parque Nacional de Brasília e já destruiu mais de 1,2 mil hectares.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Número de queimadas no Brasil cai 67% no fim de semana

De sexta a domingo, as ocorrências passaram de 5.500 para quase 1.800 focos. Os dados são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Baixar arquivo
Geral

Datena agride Marçal com uma cadeira durante debate na TV Cultura

A temperatura subiu, após o candidato do PRTB citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador e perguntar quando Datena iria abandonar a candidatura e parar com o que ele chamou de “palhaçada”.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo