Pelourinho se veste de vermelho e branco para celebrar Santa Bárbara

Festejo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Publicado em 04/12/2023 - 22:26 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Nesta segunda-feira as ruas do Pelourinho, em Salvador, voltaram se vestir de vermelho e branco para receber milhares de pessoas na secular festa de Santa Bárbara. A celebração ecumênica, coordenada pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, celebra a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados e reverencia a Orixá Iansã. As cores vermelho e branco estão associadas a essas duas figuras sagradas para as tradições católica e de matriz africana.  

A programação começou cedo, por volta das 6 horas da manhã, com a Alvorada e Repique dos Sinos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; seguida da Missa Campal e procissão com sete andores de santos católicos pelas ruas do centro histórico de Salvador. No fim da manhã, teve início o cortejo cultural com o Afoxé Filhos do Korin Efan. 

Ao longo do dia, as celebrações à Santa Bárbara continuam. No palco principal, montado no Largo do Pelourinho, com a cantora Mariene de Castro, seguida do Grupo Partido Popular, com participação de Jorginho Comancheiro, e encerrando à noite com o Grupo Negros de Fé. Em paralelo, o público já confere apresentações e shows musicais gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D'Água e Pedro Archanjo.  

O doutor em estudos africanos Fábio Lima entende a celebração como uma festa que vai além do território religioso e espiritual, mas também político.  

A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia e acontece há 382 anos. Desde 2008, o festejo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Edição: Nádia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Segurança

Quatro pessoas são presas acusadas de comércio ilegal de armas no Rio

A ação é um desdobramento da Operação Jammer que investiga organização criminosa de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. 

Baixar arquivo
Economia

Economia cresce 2,9% em 2023

Produto Interno Bruto do país somou R$ 10,9 trilhões, maior patamar já alcançado na série histórica, iniciada em 1996. O principal motor do crescimento foi a agropecuária, com expansão recorde de 15,1%

Baixar arquivo
Internacional

Na Celac, Lula propõe moção coletiva contra ações israelenses

Presidente brasileiro voltou a classificar os ataques de Israel ao povo palestino como genocídio.

Baixar arquivo
Cultura

Estreia hoje (1) a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Espetáculos de diferentes nacionalidades, sotaques e linguagens entram em cena para lançar novos olhares sobre questões como memória, racismo, transfobia e migração. Artistas da Coreia do Sul, do Líbano, da Costa do Martim, e também do Ceará, de Alagoas, de Santa Catarina se encontram e misturam teatro, dança e música para refletir sobre o próprio tempo

Baixar arquivo
Geral

PRF inicia operação de segurança nas rodovias

Serão intensificadas ações de policiamento, fiscalização e educação para o trânsito, visando diminuir a violência nas estradas federais do país. 

Baixar arquivo
Geral

Estado de São Paulo promove Dia D Contra a Dengue nesta sexta (1)

As ações estão sendo realizadas em escolas e casas. O slogan da campanha desse dia D é: “A água mais mortal pode estar no seu quintal”

Baixar arquivo