Pelourinho se veste de vermelho e branco para celebrar Santa Bárbara

Festejo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Publicado em 04/12/2023 - 22:26 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Nesta segunda-feira as ruas do Pelourinho, em Salvador, voltaram se vestir de vermelho e branco para receber milhares de pessoas na secular festa de Santa Bárbara. A celebração ecumênica, coordenada pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, celebra a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados e reverencia a Orixá Iansã. As cores vermelho e branco estão associadas a essas duas figuras sagradas para as tradições católica e de matriz africana.  

A programação começou cedo, por volta das 6 horas da manhã, com a Alvorada e Repique dos Sinos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; seguida da Missa Campal e procissão com sete andores de santos católicos pelas ruas do centro histórico de Salvador. No fim da manhã, teve início o cortejo cultural com o Afoxé Filhos do Korin Efan. 

Ao longo do dia, as celebrações à Santa Bárbara continuam. No palco principal, montado no Largo do Pelourinho, com a cantora Mariene de Castro, seguida do Grupo Partido Popular, com participação de Jorginho Comancheiro, e encerrando à noite com o Grupo Negros de Fé. Em paralelo, o público já confere apresentações e shows musicais gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D'Água e Pedro Archanjo.  

O doutor em estudos africanos Fábio Lima entende a celebração como uma festa que vai além do território religioso e espiritual, mas também político.  

A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia e acontece há 382 anos. Desde 2008, o festejo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Edição: Nádia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo