Pesquisa aponta que brasileiros estão comprando mais livros online

Publicado em 07/12/2023 - 19:06 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os brasileiros estão comprando mais livros pela internet. As livrarias virtuais vêm crescendo no mercado, vendendo mais livros e contam com um faturamento maior do que os estabelecimentos físicos, de acordo com o “Panorama de Consumo de Livros”, uma pesquisa inédita realizada pela Nielsen BookData, e que traça o perfil e os hábitos dos compradores de livros.

De acordo com especialista do Setor Editorial, até 2021 as livrarias físicas eram os principais meios de venda, representando 30% do faturamento das editoras. 

Atualmente, são aproximadamente 25 milhões de consumidores. Desse total, 74% manifestaram a intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. O levantamento, encomendado pela Câmara Brasileira do Livro, aponta que 69% dos entrevistados informaram ter comprado entre um e cinco livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.

As principais razões apontadas para a compra de um livro são o crescimento pessoal e o lazer. 

Para Mariana Bueno, coordenadora da pesquisa, o estudo coloca o mercado brasileiro do livro em patamar semelhante àquele observado em mercados mais maduros. Ela também destaca que um dos mais importantes prêmios da literatura brasileira, realizado pela Câmara Brasileira do Livro e que este ano chega à edição de número 65, também é o mais conhecido por quem tem o hábito da leitura: o Jabuti.

Referente à última compra dos entrevistados, a pesquisa revela que a não-ficção para adultos é o gênero mais popular, seguido por ficção adulta e científico, técnico e profissional. A pesquisa “Panorama de Consumo de Livros”, ouviu 16 mil pessoas acima dos 18 anos, entre os dias 23 e 31 de outubro deste ano.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Doenças Raras: presidente da Abrame cobra acesso ao teste do pezinho

Fátima Braga, Presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal lembrou que, mesmo leis como a do Teste do Pezinho Ampliado, capaz de detectar de forma precoce diversos problemas de saúde, inclusive doenças raras em recém-nascidos, ainda não é uma realidade na prática da saúde brasileira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Histórias Raras lança nova temporada: Horizontes

O podcast original da Radioagência Nacional volta em sua terceira temporada justo quando o Dia Mundial das Doenças Raras aparece no calendário: 29 de fevereiro, visível apenas em anos bissextos. Horizontes se divide em três episódios para contar o que está sendo feito no presente com o objetivo de conquistar um futuro melhor para esse grupo populacional.

Baixar arquivo
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo