Operários da Sapucaí: diretor de barracão comanda "fábrica" de escolas

Na Mangueira, ex-rainha de bateria é a primeira mulher na função

Publicado em 06/02/2024 - 09:41 Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após as festas de fim de ano, o brasileiro já está pensando no Carnaval. No Rio de Janeiro, além dos blocos de rua, o ponto alto são as escolas de samba.

E um desfile na Sapucaí precisa de muitos profissionais para acontecer. Em pouco mais de 60 minutos que uma escola do Grupo Especial passa pela avenida, tudo tem que dar certo. 

Os carros alegóricos ficam sob a responsabilidade do diretor de Barracão. Logo após o carnaval, é feito o desmonte, selecionando o material a ser reaproveitado.

Em julho, começa o processo de montagem das novas alegorias, envolvendo diferentes profissionais, geralmente temporários.

Desde o início da montagem até o produto final, são várias etapas, como detalha a diretora de barracão, Tânia Bisteka.

Tânia avalia que é necessária muita organização para que o desfile seja o mais perfeito possível. E a dedicação tem que ser total e integral.

Ela já foi rainha de bateria. Hoje é a primeira mulher à frente de um barracão. Sua carreira começou cedo. Foi para a Mangueira aos 8 anos.

Tânia fala dos desafios de trabalhar em um lugar onde predominam os homens.

E repetindo Bisteka, a organização é a palavra-chave numa escola de samba. Por exemplo: os carros alegóricos das escolas do Grupo Especial do Rio.

Eles ficam, durante o ano, na Cidade do Samba. Lá trabalham engenheiros de produção, mecânico, elétrico, entre outros, que são responsáveis por todas as etapas de montagem.

Desde 2005, profissionais das agremiações contam com uma área de cerca de sete mil metros quadrados, distribuídos em 14 galpões com capacidade para criação de até 12 carros alegóricos.

E para que uma escola de samba entre na avenida, existe o trabalho de uma equipe eficiente para garantir que tudo aconteça dentro do que prevê o regulamento e chegar até a Nota 10.

 

*Esta reportagem faz parte da série sobre trabalhadores que fazem o carnaval das escolas de samba na Sapucaí. Confira o conteúdo completo:

Diretor de barracão comanda "fábrica" de escolas

Os artesãos do Norte que "constroem" o carnaval

Sapateiro leva arte para o samba no pé da Sapucaí

Estilistas transformam sonhos em fantasias

Edição: Leila dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Nesta sexta-feira (13), três jogos pela Série B do Brasileirão: Novorizontino x Botafogo de Ribeirão Preto, Goiás x Avaí e Ponte Preta x Ituano. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: primeira apresentação da Plastic Ono Band

A banda fez a sua primeira apresentação no festival Toronto Rock and Roll Revival, no Canadá, em 13 de setembro de 1969.

Baixar arquivo
Justiça

O que precisamos - Crianças Sabidas aborda propostas para os pequenos

O podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 ativou a curiosidade dos pequenos, o assunto considerado um pouco chato por alguns foi se mostrando interessante. A curiosidade e a vontade de saber mais ampliou o projeto que agora conta com dois episódios bônus.

Baixar arquivo
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo