CCBB RJ recebe mostra Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

Publicado em 28/02/2024 - 08:10 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma viagem à Amazônia na companhia de Ailton krenak, sob o olhar do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. É o que vai vivenciar quem estiver no Rio de Janeiro e puder conferir a  exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, no Centro Cultural Banco do Brasil, que será inaugurada nesta quarta-feira (28).

São 160 fotografias inéditas de Nagakura, realizadas entre 1993 e 1998, explorando territórios e etnias da Amazônia junto com o escritor e ativista indígena brasileiro.

Krenak, que também é um dos curadores da mostra, contou que Nagakura se integrou ao seu grupo de viagens dentro de um  projeto de pesquisa e tecnologia nesses territórios, que se iniciou na década de 90. Segundo o escritor, o fotógrafo rapidamente se tornou íntimo das comunidades, fazendo registros únicos possibilitados por essa convivência tão próxima.

O fotógrado Nakagura confirma que as imagens não é o olhar de fora, de como o japonês vê os indígenas, e sim da experiência de um japonês dentro da cultura indígena. A tradução é de Elisa Otsuka que acompanhou Nakagura durante a viagem e também é uma das curadoras da mostra.

A exposição é uma oportunidade de entrar em contato com uma outra visão da realidade dos povos indígenas, historicamente relegada ao desinteresse, como ressalta Krenak, a não ser quando acontecem tragédias como as dos Yanomamis.

A exposição vai ocupar todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ e a rotunda, onde haverá uma instalação aérea inédita, pensada especialmente para o espaço, com imagens da exposição plotadas em tecido.

Além de imagens, vídeos, a mostra traz objetos dos povos visitados, que não estiveram presentes na edição paulistana da exposição, em cartaz no Instituto Tomie Othake até o início deste ano

Lideranças indígenas de diversas etnias, Ailton Krenak e Hiromi Nagakura também  vão participar de conversas com o público em torno da exposição,

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo