Começa nesta terça-feira (27), na Caixa Cultural Rio de Janeiro, a mostra gratuita Faróis do Cinema, dedicada exclusivamente a cineastas mulheres.
Os participantes poderão conhecer um pouco do trabalho das artistas e seus “faróis”, ou seja, filmes que influenciaram suas carreiras. São obras como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e A Hora da Estrela, de Suzana Amaral.
Ao todo, serão exibidos 12 longas-metragens dirigidos por diretoras brasileiras de várias gerações, e mais 11 longas e quatro curtas indicados por elas. A mostra é inspirada no blog Faróis, escrito em 2008 pelo crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, em que entrevistava diretores de cinema.
A ideia é investigar as fontes de inspiração e os diálogos possíveis entre a diretora e a espectadora que convivem em cada cineasta.
A curadora da mostra, Mariana Bezerra Cavalcanti, destaca alguns dos pontos altos do evento.
“É uma mostra que vão ter filmes dos maiores diretores do cinema brasileiro. Você tem Eduardo Coutinho, Rogério Sganzerla, Glauber Rocha. E tem Godard, e tem Agnès Varda. Então tem muitas referências do cinema brasileiro, do cinema mundial. E além de ter também as diretoras cinema, que vão estar presentes, podendo conversar com o público. É uma ótima oportunidade”.
Ela também aponta a importância de uma mostra exclusivamente feminina.
“O cinema sempre foi muito mais feito por homens do que por mulheres. Não só nas funções artísticas, principalmente, mas também nas funções técnicas. E esse cenário vem mudando. E acho que precisa ser registrado essa mudança e comemorado também”.
O festival conta também com atividades paralelas, como bate-papos com cineastas convidadas após a exibição dos filmes e uma oficina de produção sobre cinema.
Para acompanhar as exibições é preciso retirar uma senha, 30 minutos antes de cada uma delas, e também das atividades extras. A mostra vai até o dia 8 de setembro.
* Com informações da Agência Brasil