Museu em Crato homenageia mestre Aldenir e reisado do Cariri

Publicado em 23/08/2024 - 15:13 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís

A voz experiente é um símbolo da cultura cearense. Aos 91 anos, completados nesta semana, José Aldenir Aguiar, o Mestre Aldenir, vai ganhar um museu para celebrar sua contribuição ao reisado e o trabalho que desenvolve há 69 anos à frente do grupo Reis do Congo, um dos mais tradicionais da região do Cariri.

A inauguração do Museu Orgânico Mestre Aldenir será neste sábado, na cidade do Crato, no Ceará, dentro da programação da 25ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. No espaço, estarão abrigadas fotografias, objetos pessoais, vestimentas, registros de apresentações e participação em eventos, instrumentos e outras peças que ajudam a contar a história do grupo, do trabalho na manutenção da Folia de Reis e da trajetória do próprio Mestre Aldenir. Ele fala do sentimento de agora ter um canto de partilha do seu saber.

Hoje, o Reis do Congo conta com um grupo infantil e outro infantojuvenil. São pelo menos 50 jovens e crianças que estão levando à frente o legado de família, que vem de longa data, como explica Mestre Leo, neto de Mestre Aldenir, que herdou o comando da brincadeira.

Em 24 de junho de 1955, Mestre Aldenir brincou pela primeira vez no Reisado e, de lá para cá, nunca deixou de participar das apresentações. Desde 1997, ele possui o título de Mestre do Saber e das Artes do Povo do Cariri, concedido pela Prefeitura do Crato. Em 2004, recebeu o reconhecimento como Tesouro Vivo da Cultura pelo Governo do Ceará.

A criação dos Museus Orgânicos, um projeto do Sesc Ceará e da Fundação Casa Grande, ressignificou as casas dos mestres de cultura. Elas vêm sendo transformadas em espaços ativos de valorização e preservação das tradições populares; lugares de memória afetiva, com possibilidade de visitação e de incremento do turismo local. Já são pelo menos 18 espaços inaugurados desde 2014.

 

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo
Educação

Dados da ONU: quase metade das crianças refugiadas está fora da escola

Mais de 7 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola. É o que revela o relatório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Esse número é quase a metade das 14,8 milhões de crianças refugiadas em idade escolar do mundo.

Baixar arquivo