Iniciativa global de saúde contará com financiamento do BNDES no país
![Fernando Frazão/Agência Brasil Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Uma iniciativa global liderada pela Fundação Novartis, implementada no Brasil com apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo, entra em uma nova etapa de expansão no país, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste.
A gerente executiva de Investimento Social e Sustentabilidade da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Juliana Opípari, dá informações:
“O CARDIO4Cities é uma iniciativa global, liderada pela Fundação Novartis, implementada aqui no Brasil pela BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que tem como objetivo principal transformar a saúde cardiovascular da população através do enfrentamento às condições crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. O projeto iniciou no país em 2017, no município de São Paulo, e, no ano passado, foi replicado em dois municípios no Nordeste: Patos, na Paraíba, e Aracaju, em Sergipe. Agora em 2025, a gente entra em uma nova etapa de expansão em escala no país”.
A ampliação do projeto vai impactar positivamente mais de 1,5 milhão de pessoas em 31 municípios, promovendo identificação precoce de fatores de risco, como hipertensão, diabetes e obesidade, e fortalecendo ações preventivas e de cuidado.
Juliana Opípari dá mais detalhes sobre as ações deste projeto:
“São regiões em que, segundo o IBGE, nove em cada dez habitantes dependem exclusivamente do SUS para ter acesso a cuidados e serviços de saúde e possuem menos de um médico para cada mil habitantes, abaixo da média nacional, que é de 2,4 médicos por habitante. Essa expansão do CARDIO4Cities conta com o financiamento compartilhado do programa Juntos pela Saúde, do BNDES, que é gerido pelo IDS, Instituto de Desenvolvimento Social, e pela Fundação Novartis.
Desde sua criação, o CARDIO4Cities adota uma abordagem integrada, utilizando dados e tecnologia digital para otimizar a gestão da saúde e colaborar com governos e comunidades locais no combate a doenças, principalmente cardiovasculares.
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 07/11/2024 - Rádio Nacional transmite Botafogo x Cuiabá pela 33a rodada do Brasileirão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)