Denúncia de violência contra crianças aumentou nas cidades-sede da Copa

Publicado em 28/08/2014 - 13:56 Por Sayonara Moreno - Brasília

As denúncias de violações dos Direitos Humanos aumentaram durante a Copa do Mundo. Entre 12 de junho e 13 de julho deste ano, foram quase 16 mil denúncias de violação a direitos humanos. Se comparado ao mesmo período de 2013, isso significa um aumento de 17%.

 

Nas 12 cidades-sede, foram registradas mais de três mil denúncias de violações apenas contra crianças e adolescentes. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus tiveram o maior número de denúncias. Recife e Cuiabá registraram números menores. 

 

Reportagem da Agência Brasil e da Radioagência Nacional publicada há um mês apontava um aumento nacional de 16% das denúncias de violações contra crianças e adolescentes durante a Copa. 

 

Antes mesmo do mundial, esse aumento já era previsto e foi tema da reportagem especial Direitos das Crianças no país da Copa, produzida pelas equipes da EBC sob a coordenação da Radioagência Nacional.  

 

Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) foram levantados com base nas ligações feitas ao DISQUE DENÚNCIA - 100, da SDH, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH, Angélica Goulart, ainda não se pode afirmar que o mundial esteja diretamente ligado a essas violações.

 

As principais violações feitas durante a Copa do Mundo são contra crianças e adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, e contra a comunidade LBGT – Lésbicas, bissexuais, gays e transexuais. Além do DISQUE 100, existe o aplicativo 'PROTEJA BRASIL', para smartphones. Com ele, é possível fazer denúncias de qualquer tipo de violação. Durante a Copa, foram realizados mais de 14 mil downloads e mais de 600 denúncias pelo aplicativo.

 

 

Matéria alterada às 19h55 para correção de informação sobre percentual de aumento das denúncias de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo