Denúncia de violência contra crianças aumentou nas cidades-sede da Copa

Publicado em 28/08/2014 - 13:56 Por Sayonara Moreno - Brasília

As denúncias de violações dos Direitos Humanos aumentaram durante a Copa do Mundo. Entre 12 de junho e 13 de julho deste ano, foram quase 16 mil denúncias de violação a direitos humanos. Se comparado ao mesmo período de 2013, isso significa um aumento de 17%.

 

Nas 12 cidades-sede, foram registradas mais de três mil denúncias de violações apenas contra crianças e adolescentes. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus tiveram o maior número de denúncias. Recife e Cuiabá registraram números menores. 

 

Reportagem da Agência Brasil e da Radioagência Nacional publicada há um mês apontava um aumento nacional de 16% das denúncias de violações contra crianças e adolescentes durante a Copa. 

 

Antes mesmo do mundial, esse aumento já era previsto e foi tema da reportagem especial Direitos das Crianças no país da Copa, produzida pelas equipes da EBC sob a coordenação da Radioagência Nacional.  

 

Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) foram levantados com base nas ligações feitas ao DISQUE DENÚNCIA - 100, da SDH, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH, Angélica Goulart, ainda não se pode afirmar que o mundial esteja diretamente ligado a essas violações.

 

As principais violações feitas durante a Copa do Mundo são contra crianças e adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, e contra a comunidade LBGT – Lésbicas, bissexuais, gays e transexuais. Além do DISQUE 100, existe o aplicativo 'PROTEJA BRASIL', para smartphones. Com ele, é possível fazer denúncias de qualquer tipo de violação. Durante a Copa, foram realizados mais de 14 mil downloads e mais de 600 denúncias pelo aplicativo.

 

 

Matéria alterada às 19h55 para correção de informação sobre percentual de aumento das denúncias de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados de terça-feira (21) no futebol

Na Série B, o Guarani venceu o Remo por 2 a 0; o Avaí bateu o Goiás por 1 a 0; o CRB ganhou do Brasil de Pelotas por 1 a 0; Sampaio Corrêa e Brusque ficaram no 2 a 2; o Londrina foi até Recife e venceu o Náutico por 2 a 1; Vila Nova e Confiança ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Seleções que disputam Mundial de Vôlei de 2022 são definidas

O Brasil está classificado para as duas competições. O Mundial masculino acontecerá entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, enquanto o feminino será realizado entre 23 de setembro e 15 de outubro.

Baixar arquivo
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo