Denúncia de violência contra crianças aumentou nas cidades-sede da Copa

Publicado em 28/08/2014 - 13:56 Por Sayonara Moreno - Brasília

As denúncias de violações dos Direitos Humanos aumentaram durante a Copa do Mundo. Entre 12 de junho e 13 de julho deste ano, foram quase 16 mil denúncias de violação a direitos humanos. Se comparado ao mesmo período de 2013, isso significa um aumento de 17%.

 

Nas 12 cidades-sede, foram registradas mais de três mil denúncias de violações apenas contra crianças e adolescentes. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus tiveram o maior número de denúncias. Recife e Cuiabá registraram números menores. 

 

Reportagem da Agência Brasil e da Radioagência Nacional publicada há um mês apontava um aumento nacional de 16% das denúncias de violações contra crianças e adolescentes durante a Copa. 

 

Antes mesmo do mundial, esse aumento já era previsto e foi tema da reportagem especial Direitos das Crianças no país da Copa, produzida pelas equipes da EBC sob a coordenação da Radioagência Nacional.  

 

Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) foram levantados com base nas ligações feitas ao DISQUE DENÚNCIA - 100, da SDH, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH, Angélica Goulart, ainda não se pode afirmar que o mundial esteja diretamente ligado a essas violações.

 

As principais violações feitas durante a Copa do Mundo são contra crianças e adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, e contra a comunidade LBGT – Lésbicas, bissexuais, gays e transexuais. Além do DISQUE 100, existe o aplicativo 'PROTEJA BRASIL', para smartphones. Com ele, é possível fazer denúncias de qualquer tipo de violação. Durante a Copa, foram realizados mais de 14 mil downloads e mais de 600 denúncias pelo aplicativo.

 

 

Matéria alterada às 19h55 para correção de informação sobre percentual de aumento das denúncias de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor é iluminado de vermelho contra trabalho infantil

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ser iluminado com a cor vermelha a partir das 18 horas deste sábado (12).

Baixar arquivo