Defensoria propõe liberdade assistida para adolescentes no Rio

Publicado em 17/03/2015 - 15:50 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio protocolou uma ação civil pública para retirar adolescentes do sistema de internação do Degase, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas, e colocá-los em liberdade assistida.

 

A medida é uma alternativa para diminuir a superlotação do Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade.

 

Hoje, a unidade abriga 420 internos num espaço com capacidade para receber 216 adolescentes. A liberdade assistida foi solicitada apenas para os jovens que não tenham cometido ato infracional com violência ou grave ameaça a pessoa.

 

A ação civil pública é resultado da visita da Defensora à unidade, em fevereiro, além das irregularidades já apontadas por dois relatórios do Mecanismo Estadual de Combate à Tortura e outro relatório do Subcomite de Combate à tortura do ONU.

 

Os defensores constataram que os alojamentos que deveriam receber no máximo, três adolescentes, abrigavam 16 ocupantes.

 

Algumas das acomodações em uso pelos adolescentes estavam alagadas e infestadas por ratos e baratas. A Defensora Pública, Eufrásia Maria Souza das Virgens, participou da visita e afirmou que o modo como os adolescentes são tratados torna ainda mais difícil a reintegração social.

 

Sonora

 

A ação pede a proibição de ingresso de novos menores, sob pena de multa diária de R$ 10 mil reais por cada excedente. Até o fechamento dessa reportagem o DEGASE não respondeu às denúncias.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo