Fiscais encontram chineses em condições análogas à escravidão no Rio

Publicado em 17/04/2015 - 19:28 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

O Ministério do Trabalho e Emprego encontrou dez chineses em condições precárias de trabalho e alojamento em pastelarias no Rio de Janeiro.

 

Agentes do MTE e do Procon do Rio de Janeiro fiscalizaram mais de dez pastelarias, em vários pontos do estado, para apurar denúncias de tráfico de pessoas e trabalho escravo.

 

Oito estrangeiros foram conduzidos para a sede do ministério, no centro da cidade, para depoimento sobre o regime de trabalho a que estão submetidos nos estabelecimentos. Outros dois chineses fugiram.


A operação faz parte de um conjunto de ações iniciadas após a identificação de estrangeiros submetidos a regimes de trabalho análogos ao da escravidão.

 

 Em setembro do ano passado, um chinês identificado como Liu fugiu de uma pastelaria em Mangaratiba, na região da Costa Verde fluminense e andou 22km até pedir socorro para policiais militares.

 

De acordo com a auditora do trabalho Márcia de Miranda, a operação tem o objetivo de identificar casos similares ao do chinês Liu.

 

Os fiscais do Procon participam da operação com o objetivo de verificar a procedência da carne servida aos consumidores nas pastelarias. O Diretor de Fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos, informou que 6 pastelarias foram autuadas e uma interditada.

 

Desde 2013, foram identificados cinco casos de trabalho em regime análogo ao de escravidão em pastelarias no Rio de Janeiro.  Em todos eles os patrões não remuneravam os empregados chineses, apenas os brasileiros.

 

Além disso, os chineses eram submetidos a jornadas de trabalho exaustivas. A operação fiscalizou pastelarias de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Centro, Tijuca e Paracambi.

 


 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo