logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Estudo revela que 40% dos presos no Brasil esperam julgamento

Baixar
Danyele Soares
26/04/2016 - 18:05
Brasília

Mais de 40 mil pessoas entraram no sistema carcerário do país em 2014. E pelo menos, um milhão de brasileiros passaram por presídios ao longo daquele ano. É o que revela o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, coordenado pelo Ministério da Justiça.

 

A pesquisa mostra que o país tem mais de 622 mil encarcerados, o que representa a quarta maior população prisional do mundo. Só fica atrás de Estados Unidos, China e Rússia. Os dados são referentes a dezembro de 2014.

 

O estudo destaca também que cerca de 40% do total de presos no Brasil ainda esperam julgamento. Quase 250 mil são presos provisórios.

 

Segundo o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Renato De Vitto, os dados preocupam. E ele aponta que é preciso rever as formas de punição.

 

De acordo com a pesquisa, o número de presos sem condenação é igual ao déficit de vagas no Sistema Penitenciário brasileiro. Para cada cem vagas disponíveis, existem quase cento e 70 presos. O estado com a maior superlotação é Rondônia, com quase 300 detentos para cada cem vagas.

 

Em relação aos crimes, roubo e tráfico de drogas respondem por mais da metade das sentenças dos presos no país. Em terceiro lugar aparece furto, seguido por homicídio. E sobre a raça, mais de 60% dos encarcerados são negros e pardos.

x