Corte Interamericana inicia julgamento sobre morte do jornalista Vladimir Herzog

Direitos Humanos

Publicado em 24/05/2017 - 22:03 Por Márcia Wonghon - Brasília

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, iniciou nesta quarta-feira, o julgamento que pretende responsabilizar o estado brasileiro pela prisão, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog.

 

Herzog foi intimado e compareceu espontaneamente ao Departamento de Operações de Informação mas, acabou detido por suposta ligação com o partido comunista. Ele morreu nas em dependência do Exército em 25 de outubro de 1975, em São Paulo, durante a ditadura militar.

 

Na época, era diretor do telejornal Hora da Notícia, veiculado pela TV Cultura, na capital paulista. A expectativa da família é a de que os culpados recebam punição pelo crime, mesmo depois de 42 anos.

 

Clarice Herzog, viúva do jornalista, foi a primeira testemunha a prestar depoimento. Ela relatou ter contestado, desde o início, a versão de suicídio, apresentada pelos agentes do estado.

 

O procurador de São Paulo, Marlon Alberto, também será ouvido como testemunha da família. Ele irá contestar o resultado do inquérito militar.

 

O advogado Alberto Torón, nomeado para defender o estado brasileiro, deve argumentar que a lei da anistia anulou os crimes cometidos durante o regime militar. O resultado do julgamento deve demorar e ainda não tem data para ser divulgado.

Últimas notícias
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo